Páginas

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

SAÚDE

Município busca implantação do ESF e PACS

O secretário municipal de Saúde, Inácio Souza Lima, participou de encontro regional, São Lourenço, com a presença da secretária estadual de Saúde, Sandra Maria Sales Fagundes, onde tratou, entre outros assuntos, da implantação de programas básicos de atendimento às famílias de Arroio Grande.
Na oportunidade, foi entregue à secretária o projeto para implantação do Programa Estratégia de Saúde da Família (PESF) e Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Também foi assinado o termo de adesão ao Programa de Combate ao Racismo Institucional na Atenção Básica.
A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.
PESF e PACS em Arroio Grande: vai contemplar inicialmente os bairros PROMORAR, Novo Milênio, 2º subdistrito e Distrito de Mauá com uma população total da área de abrangência de 2.675 habitantes. Com a implantação o município vai fortalecer e ampliar a cobertura da atenção primária , visando atenção integral, resolutiva e humanizada, articulando ações de promoção, prevenção de saúde, reabilitação/tratamento, de acordo com a realidade Municipal e em conformidade com os princípios do Sistema Único de Saúde.
Combate ao Racismo: Arroio Grande e São Lourenço são os primeiros municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde a aderirem ao programa. A política de Atenção à Saúde da População Negra tem como objetivo promover a saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do Sistema Único de Saúde – SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário