Páginas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

EVENTO

Arroio Grande marca presença na abertura da colheita do arroz



O secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, esteve no ultimo sábado, 22 de fevereiro, na 24 ª Abertura Oficial da Colheita de Arroz, realizada no município de Mostardas (RS).
De acordo com o secretário, mais da metade da safra brasileira do grão começa a ser colhida no Rio Grande do Sul com preços valorizados e com consolidação de mercados externos. “O arroz é um dos principais pratos dos brasileiros, e com a população crescendo, o aumento da demanda estabilizou o mercado e deu maior competitividade ao setor, tendo também o governo fornecido o suporte necessário para os produtores com a garantia do preço mínimo” ressaltou Neri Geller.
Para o presidente da Federação das Associações dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, o governo está estabelecendo uma tendência de equilíbrio para o mercado de arroz no Brasil, atribuindo isso ao menor estoque público em uma década – em torno de 600 mil toneladas. Com preços entre R$ 33 e R$ 39 a saca de 50 quilos, o governo provavelmente não terá de intervir para regular o mercado daqui para frente. Conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a expansão da área em 4% na comparação com o ano passado, chegando a 1,1 milhão de hectares, é a justificativa por preços estáveis e expansão das exportações.
O município de Arroio Grande marcou presença com o prefeito Luiz Henrique Pereira, o chefe de gabinete Cláudio D’ Ávila  e uma delegação de produtores que se deslocaram para prestigiar o evento, nas presenças de Cláudio Pereira, chefe do escritório do Irga, Rômulo Romeu Ribeiro Neto, presidente da Associação de Arrozeiros, Marcelo Silveira, presidente do Sindicato Rural de Arroio Grande, assistentes técnicos e parceiros do agronegócio em nossa cidade.

O Governador Tarso Genro, foi representado pelo secretário estadual de Agricultura  Luiz Fernando Mainardi que usou a tribuna para falar dos avanços da política do governo do Estado e Federal que mantiveram a estabilidade dos preços de comercialização do arroz neste inicio de colheita, assegurando rentabilidade ao produtor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário