Páginas

quarta-feira, 19 de março de 2014

Tecnologia a serviço do produtor rural

Município adere ao programa Dissemina


Reconhecendo a importância da bovinocultura no Estado e a necessidade de incentivo e inovação tecnológica nesta cadeia produtiva, o governo do Estado lançou o "Programa de Valorização da Carne Gaúcha". O programa busca a excelência na produção da carne gaúcha e a sua valorização pelos aspectos diferenciais do Rio Grande do Sul. Além de disponibilizar novas tecnologias aos pecuaristas. Para dar suporte à atividade, a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) instituiu o Centro de Biotécnicas Reprodutivas (CBR), formado pela Central Riograndense de Tecnologia de Embriões (CRTE).
O Centro terá como função primordial garantir a qualidade da carne gaúcha e o acesso aos mercados nacional e internacional. O CBR dará apoio à pecuária de leite que constitui, cada vez mais, em um importante arranjo produtivo local em diversas regiões do Estado.
O programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite -denominado Dissemina- trabalha, com o CBR, em parceria com os municípios no melhoramento genético do rebanho bovino gaúcho, contribuindo para o desenvolvimento das cadeias produtivas da pecuária de corte e leite, em especial ao sistema de agricultura e pecuária familiar.
O Dissemina tem como meta a adesão de 150 municípios até o final de 2014. Serão disponibilizadas 300 mil doses de sêmen e nitrogênio a preço subsidiado e treinamento dos responsáveis técnicos pelo programa nos municípios conveniados. Os técnicos devem ter formação em Medicina Veterinária, Zootecnia ou Agronomia e contar com inseminadores capacitados. As equipes técnicas participam de Curso de Aperfeiçoamento sobre Melhoramento Genético de Rebanho Bovino promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e Fepagro. Os inseminadores devem apresentar certificado de capacitação com carga mínima de 40 horas.

O prefeito de Arroio Grande, Luis Henrique Pereira, esteve recentemente reunido com técnicos da FEPAGRO onde buscou informações sobre o novo programa e credenciou o município a participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário