Páginas

segunda-feira, 31 de março de 2014

1º SEMINÁRIO “AÇÃO E CIDADANIA PELAS ÁGUAS”












Evento reúne profissionais da área do Meio Ambiente para discussão sobre a preservação da água


        Fazendo parte das comemorações alusivas aos 141 anos de Arroio Grande, foi realizado o 1º Seminário “Ação e Cidadania pelas Águas”, que ocorreu na última sexta (21), nas dependências do Centro de Cultura Basílio Conceição, exatamente no Cine Marabá.
       O evento foi uma realização do GEAN (Grupo Ecológico Amantes da Natureza) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Departamento Municipal do Meio Ambiente, Conselho Municipal do Meio Ambiente de Arroio Grande, Secretaria Municipal de Cultura e CORSAN.
Com os objetivos de:
•Dinamizar o trabalho de biólogos, ecólogos e técnicos ambientais;
•Incentivar a participação da sociedade  neste ato de ação e cidadania pelas águas;
•Desenvolver atividades de preservação dos Recursos Hídricos do nosso município;
•Integrar a população nesta ação, num gesto público e coletivo, baseado nos princípios  da cidadania.
E a finalidade de promover a educação ambiental e a mobilização social em busca de revitalização do bem mais precioso e vulnerável do planeta -  Água. * Assuntos abordados e propostas discutidas
Foram abordados :
Na primeira palestra "Planos Municipais de Saneamento" com o Afrânio das Neves Costa Filho (FEPAM/Pelotas) a importância da elaboração do Plano Municipal de Saneamento, e sobre a Legislação vigente sobre o tema.
A segunda palestra "Áreas protegidas" com Luciano Soares (SEMA/Defap, Responsável pela Reserva Biológica do Mato Grande) explanou sobre a preservação das áreas de proteção permanente e nascentes, como a Mata ciliar do arroio Grande, abordou também sobre programas existentes em diversos Estados do Brasil - Bolsa verde, pagamentos sobre os usos ambientais e a conservação do ambiente natural.

Fizeram parte da mesa de autoridades: Rafael Christ - secretário municipal da agricultura; Hilário Sória - presidente do conselho municipal do meio ambiente; os palestrantes: Lea Costa - CORSAN Arroio Grande; Juliana Schlee - coordenadora do GEAN. Cidades participantes: Arroio Grande e Herval

Nenhum comentário:

Postar um comentário