Páginas

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

SEMANA FARROUPILHA

Reunião dia 17 define busca da Chama Crioula



Em contato com o Coordenador Nero Caetano de Caetano, recebemos a informação que na próxima segunda-feira, dia 17 de agosto, acontecerá à reunião para definir a lista de entidades tradicionalistas e seus respectivos representantes que irão buscar a Chama Crioula 2015, em Cerrito, a exemplo dos demais municípios integrantes da 21ª Região Tradicionalista do Estado.
O encontro será promovido nas dependências do Centro de Cultura Basílio Conceição, a partir das 20 horas. Segundo o Coordenador Nero, será a oportunidade de acertar os últimos detalhes referentes ao grupo que irá buscar a Centelha da chama para Arroio Grande. Ele deixou claro que “a entidade que não comparecer na reunião, automaticamente, ficará excluída da busca da chama”.
Semana Farroupilha: O tema de 2015 dos Festejos Farroupilhas é "O CAMPEIRISMO GAÚCHO E A SUA IMPORTÂNCIA SOCIAL E CULTURAL".
O tema trás como objetivo a valorização do homem do campo e desta forma auxiliar na compressão das atividades sociais e culturais que envolvem o gaúcho. O tema “campeirismo gaúcho” permite compreender costumes, símbolos, valores, ideias e tradições, valorizando assim os diferentes aspectos que contribuem para a formação do gaúcho denominado campeiro. Para que possamos compreender estas práticas evidenciadas e reafirmadas pela tradição gaúcha, o segmento social escolhido é o peão campeiro. A identidade cultural do gaúcho dito campeiro também se resulta do cruzamento de várias etnias, que assim contribuíram para que hoje tenhamos estas características que são únicas do nosso povo. A contribuição social do peão campeiro também está presente nas formações de nossas cidades. Com o seu linguajar característico e diferenciado, devido a sua região de origem (serra, fronteira, planalto, campanha e litoral), tem contribuído sobre maneira para a formação do meio urbano.
Trabalhar o campeirismo é reconhecer a sua importância em todos os aspectos. É podermos estudar seus métodos de trabalho antiquíssimos e que em tempos atuais ainda são praticados, muitos mantendo a mesma essência e forma artesanal com que eram feitos. Espera-se com este modesto trabalho, contribuir para a compreensão, divulgação e valorização do gaúcho campeiro, figura esta que é parte importante no surgimento do que hoje se vivencia nas tradições de nosso estado.

Tópicos a serem trabalhados: Sugestões a serem trabalhadas durante os festejos são a relação entre o homem e o cavalo, a música campeira, o laço, afazeres domésticos, mãos gaúchas no couro, galpão, a tosquia, o alambrado e a ordenha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário