Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

SEMANA FARROUPILHA

Tradicionalistas e Executivo Municipal reúnem-se
          
Na noite desta segunda-feira, em reunião aberta no Centro de Cultura Basílio Conceição, o coordenador da busca da chama Nero Caetano comunicou aos piquetes que, aqueles que apresentarem o exame de seus cavalos negativo para o Mormo, poderão participar da busca até a cidade do Cerrito.
       O prefeito Luis Henrique Pereira da Silva, em seu pronunciamento, revelou que até o presente momento tem feito inúmeras reuniões para ouvir opiniões técnicas que embasem a suas decisões. O prefeito afirmou que esteve em audiência com a secretaria de agricultura do Estado para saber o seu posicionamento e, teve como reposta que o governo apenas irá fiscalizar, mas que a decisão da realização ou não dos eventos é de responsabilidade dos gestores municipais. Além disso, em conversa com a promotora de Arroio Grande, esta declarou-se contra qualquer movimentação de cavalos no município. Também foram ouvidos veterinários e, na reunião desta segunda-feira, estavam presentes as veterinárias da secretaria de agricultura do Estado Michele e Sandra que deram seu parecer ao prefeito.
       Para a busca da chama, Nero Caetano esclareceu que serão tomadas todas as medidas necessárias para a fiscalização dos cavalos que farão parte deste movimento, tanto na saída da cidade, onde receberão um anel de identificação, quanto na chegada à cidade de Pedro Osório onde serão recebidos por uma equipe de fiscais que também farão a inspeção.
      Quanto aos desfiles do dia 20 de setembro, o prefeito deixou claro que tem 99% de chance de não acontecer, devido à falta de mão de obra suficiente para realizar a fiscalização. "O número de cavalarianos na Dr. Monteiro é muito grande, ultrapassando os 1.100. Então é muito difícil controlar quem tem o exame - e consequentemente o passe livre para desfilar - e quem não tem. Assim, é praticamente inexequível a organização do desfile”. Mas, ressaltou que ainda está aberto às sugestões que poderão vir de qualquer cidadão. Henrique deixou claro, no entanto, que a decisão final será sua, pois é de sua inteira responsabilidade qualquer problema que por ventura possa acontecer.

       Também ainda está em aberto a realização da gineteada no Acampamento Farroupilha. Essa é outra questão que precisa ser bem avaliada. Mas temos que esperar mais alguns dias para termos certeza da decisão que precisamos tomar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário