Páginas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Campanha Dezembro Vermelho realiza ações preventivas em Arroio Grande

Além das campanhas Outubro Rosa, contra o câncer de mama, e Novembro Azul, contra o câncer de próstata, o município realiza ações do Dezembro Vermelho, contra a AIDS.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre uma das doenças que mais matam no mundo. O principal intuito da campanha é informar sobre sintomas, perigos e formas de contágio e prevenção da AIDS, além de combater o olhar preconceituoso sobre os portadores da doença.

No dia 09/12 (sexta-feira) junto ao Centro Municipal do Idoso aconteceu uma palestra com o Téc. em Enfermagem Samuel Barros. Segundo Samuel “por tratar-se de um mês mundial de combate a AIDS, foi feita uma roda de conversa, esta que dera inicio a um ciclo de palestras, que envolvem as questões da terceira idade, as quais acontecerão aos finais de semana, no Centro do Idoso, com assuntos diversos abrindo aos participantes a possibilidade de trazerem novos temas para debate”.
 
O ciclo de palestras é uma realização da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Desenvolvimento Social. A Sub- Secretária de Assistência Social Simone Bertin informa que após as atividades do Novembro Vermelho as palestras e ações educacionais terão continuidade junto ao Centro do Idoso abrangendo novos temas como economia familiar, qualidade de vida, saúde entre outros.

Em 1987, a ONU criou esta campanha e, em 1991, a fitinha vermelha surgiu com artistas de Nova York, para lembrar a luta contra a AIDS e transmitir compreensão, solidariedade e apoio aos portadores do vírus HIV. No Brasil, o projeto foi adotado em 1988, pelo Ministério da Saúde.

A partir do momento que temos consciência sobre a doença, ou seja, formas de contágio, cuidados a serem tomados e formas de tratamento, passamos a nos cuidar mais. Em casos de dúvidas, devemos procurar ajuda, o mais rápido possível, uma vez que hoje o portador do HIV pode ter uma boa qualidade de vida, salientam os organizadores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário