Páginas

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Museu Reinaugurado

Museu Municipal 

Visconde de Mauá é reinaugurado

Junto à programação do Natal Luz 2016 estava prevista a reinauguração do Museu Visconde de Mauá, ocorrido no dia 22 de dezembro (quinta-feira). O museu que funcionou durante muito tempo junto à Biblioteca Pública Municipal e posteriormente passou para as dependências do Centro de Cultura Basílio Conceição onde permaneceu por alguns anos.
 O Museu Municipal agora instalado junto ao prédio da "1ª Câmara de Vereadores"na esquina das ruas Herculano de Freitas com Dr. Monteiro, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura ficará aberto ao publico de segunda a sexta das 7hs às 13hs.(A previsão para 2017 e mantê-lo aberto a visitação durante todo o dia).
O prédio, que já esteve preste a cair devido ao abandono, foi desapropriado no ano de 2015 pela Prefeitura Municipal onde foi possível sua restauração, tal ação se deu devido à mobilização de munícipes através do Grupo dos Defensores do Patrimônio Histórico e Cultural de Arroio Grande.
Quem visitar as novas dependências do museu poderá ver a variada gama de itens do acervo, tais como: material arqueológico, vestimentas, fotografias, material sacro, obras de arte e um vasto arquivo documental da história administrativa de Arroio Grande, além do acervo pessoal do Padre Neves.
Na inauguração do Museu "Visconde de Mauá" fizeram-se presentes o Prefeito Luis Henrique Pereira da Silva, 1ª Dama Eliane Antunes, Vice-Prefeito Ivan Guevara, secretários de governo, representantes do Grupo dos Defensores do Patrimônio Histórico e a comunidade.

A apresentação do protocolo ficou a cargo da artista local Anelize Carriconde, devidamente trajada com roupas de época(século XIX). Fizeram uso da palavra Dr. Paulo Carriconde representando o Grupo Defensores o qual ressaltou a importância da preservação de nossa história, e o Prefeito Municipal, que em seu pronunciamento destacou a importância deste novo espaço para a cultura e para as futuras geração, enfatizando a relevante contribuição dos Defensores e que o ato inaugural do novo espaço não pára por ai. Serão feitas melhorias, mas para tal necessitará novamente desta parceria de suma importância entre o Poder Executivo e a Comunidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário