Páginas

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

AZONASUL

Prefeitos participam de reunião em São José do Norte




          “Nossa marca é a união”. Com esta frase o presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Ildo Sallaberry, prefeito de Herval, resumiu o espírito de entusiasmo, cooperação e participação, dos prefeitos que compareceram à reunião ordinária da Associação, promovida em São José do Norte, na tarde de hoje (22), em comemoração aos 183 anos de emancipação política do Município.
        O evento foi realizado na nova sede da Secretaria de Turismo e Promoções (SMTP), com a recepção da Banda Municipal Democrata. A estrutura panorâmica da Secretaria proporcionou aos participantes uma bela vista da Lagoa dos Patos, do novo complexo da Hidroviária local e de parte da cidade.
       Além dos anfitriões, prefeito Zeny Oliveira e vice-prefeito, Francisco Xavier, participaram da reunião os chefes do Executivo dos municípios de Rio Grande, Pelotas, Morro Redondo, Aceguá, Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Pedro Osório e Turuçu; o deputado Estadual eleito, Fábio Branco; o presidente do Legislativo Nortense, Fernando Antônio Machado; a presidente em exercício do Corede/Sul, Roselani Silva; vereadores; secretários de governos, e, em especial de Cultura; os presidentes das empresas Estaleiros do Brasil (EBR), Alberto Padilla; da Rio Grande Mineração (RGM), Luiz Bizzi, e da Epcor Energia, Nilo Queresma; representantes da Azonasul, do Sebrae, da Caixa Econômica Federal e da CEEE, além de convidados, assessores e imprensa.

Cultura
         Paralelamente à reunião dos prefeitos, o secretário municipal de Educação e Cultura, Paulo Rubilar Pereira, e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São José do Norte (IHGSJN), Fernando Costamilan, conduziram os secretários municipais de Cultura da Zona Sul em passeio pelo sítio histórico. Na sequência, o grupo esteve reunido para tratar de questões relacionadas ao cenário cultural da região e às políticas públicas da área.

 Potencial Econômico

Durante a reunião da Azonasul, os prefeitos visitantes conheceram as novas frentes de desenvolvimento previstas para São José do Norte, apresentadas pelos dirigentes das empresas parceiras EBR, Epcor Energia e RGM.
          O Prefeito Henrique, acompanhado da Primeira Dama Eliane Antunes e do Secretário de Cultura Sidney Bretanha, participou dos encontros promovidos em São José do Norte. 

Homenagem

            Ao parabenizar SJN pelos seus 183 anos, o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, homenageou o prefeito Zeny Oliveira com a entrega de uma placa.
O vice-prefeito, Francisco Xavier, destacou a importância da presença dos prefeitos, dos dirigentes das empresas em instalação no município e de toda equipe do governo municipal que participou na organização e realização do evento. “É satisfatório destacar o trabalho de todos na construção de uma São José do Norte melhor”, afirmou.
       O anfitrião, prefeito Zeny Oliveira, enalteceu a expressiva participação dos prefeitos, num momento tão importante para o Município, que se encontra em plena expansão econômica, social e cultural. “São José do Norte é abençoada por Deus e bonita por natureza”, ressaltou, comentando sobre o potencial turístico da cidade.
Zeny ainda valorizou a contribuição de seus antecessores na gestão do município; falou sobre o modelo de gestão municipal baseado na competência, transparência e honestidade, além de destacar a fundamental parceria do EBR, que acreditou em SJN, mostrando a todo mundo que é viável investir aqui.
         Ao final, os visitantes participaram de almoço de confraternização, na praia do Mar Grosso, onde degustaram frutos do mar, a pimenta e morangos típicos do município de Turuçu, oferecidos pelo prefeito Ivan Scherdien. Na sequência, a comitiva participou de visita técnica às obras do estaleiro EBR, onde foram recebidos pelo presidente Alberto Padilla e por técnicos da empresa.

Azonasul


        A próxima reunião da Associação deverá ser realizada na Colônia São Manoel, município de Pelotas, em novembro, oportunidade em que os prefeitos da região Sul poderão prestigiar a festa de abertura da Colheita do Pêssego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário