Páginas

sexta-feira, 21 de junho de 2013

EDUCAÇÃO


Conferência Intermunicipal elabora proposições para o encontro Estadual

Autoridades destacam o momento de protestos no país e apontam a educação como solução para as diferenças sociais


            Com o auditório do Centro de Cultura Basílio Conceição lotado, Arroio Grande sediou a primeira Conferência Intermunicipal de Educação da Região Sul, nesta quarta-feira, 20, com a participação dos municípios de Herval, Pedro Osório e Cerrito. O evento cumpre o calendário de encontros da fase regional da Conferência Nacional (CONAE) que acontecerá em 2014.

Com o tema “Planejar a Educação, repensar a diversidade e ressignificar saberes”, a Conferência Intermunicipal discutiu o momento da educação nas três esferas governamentais e apresentou preposições que serão analisadas dentro da realidade de cada município participante. As prefeituras terão até o mês de agosto para aprofundar este estudo e elaborar o documento comum aos quatro municípios que será defendido na Conferência Estadual, em outubro deste ano.
Além do prefeito anfitrião, Luis Henrique Pereira, participaram o prefeito de Cerrito e vice-presidente da AZONASUL, José Flávio Vieira “Flavinho”; o representante do Executivo de Pedro Osório, vereador Márcio Fiori; o representante do Executivo de Herval, secretário de Educação, Mogar Damasceno; a secretária de Educação de Pedro Osório, Michele Alves Nunes; o secretário de Educação de Cerrito, Gomercindo Caldeira Lucas; a representante da Secretaria Estadual de Educação, professora Marielda Barcelos Medeirosas; Conselheiras Estadual de Educação, professoras Ângela Hubner Worttman e Maria Otília; Alex Saratt, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação; Dr Maurício Vieira, Diretor da Unipampa Jaguarão. E ainda compôs a Mesa Oficial, o representante do Poder Legislativo, vereador Casca Silva; a Conselheira Municipal de Educação, professora Maristela Garcia Pires; e o secretário de Educação de Arroio Grande, professor Leonardo Vieira, que coordenou a Conferência Intermunicipal.
O secretário municipal de Educação de Pelotas, professor Gilberto de Lima Garcia “Cachoeira”, foi o palestrante do encontro que, ainda, escolheu como Delegados para a Conferência Estadual, Leonardo Vieira - representando os Gestores Municipais - e Casca Silva, representante dos Trabalhadores em Educação.
O prefeito arroiograndense, Luis Henrique Pereira, destacou que a educação é o instrumento para as transformações desejadas pelo povo brasileiro. E que no momento de mobilização popular, onde o cidadão organizado mostra a força que tem, Arroio Grande dá o primeiro passo na região, de forma integrada, para fortalecer e buscar novos horizontes para a Educação.
No centro, Gilberto “Cachoeira”
Os demais pronunciamentos não fugiram a essa ótica. Todos evidenciaram a valorização dos profissionais que atuam na educação para que os objetivos de um aprendizado com qualidade possam ser alcançados.
O Grupo de Dança da Academia Camerine, mais uma vez, deu um show que fez o público presente aplaudir de pé a apresentação.

O secretário de Educação de Arroio Grande, Leonardo Vieira, encerrou o cerimonial agradecendo a dedicação da equipe pedagógica da SME e o apoio das secretarias municipais de educação que fizeram parte da Conferência. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário