Páginas

sábado, 1 de junho de 2013

Mateada Cultural

Prefeitura e SESC promovem evento em AG

Com um clima agradabilíssimo, o sábado do arroiograndense teve um sabor diferenciado, o da erva-mate. Os gaúchos da Terra de Mauá receberam uma equipe do SESC e o Diretor do Instituto Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires, Pedro José Schwengber, que deu uma verdadeira aula de como preparar o chimarrão e a importância medicinal, desta que é a mais tradicional bebida dos tradicionalistas.
No início da manhã, Pedro Schwengber, acompanhado do secretário adjunto da Educação, professor Leonardo Vieira, participou de entrevistas nas rádios Difusora AM e Stúdio FM.
O Diretor Pedro, de longa experiência e de uma extraordinária habilidade em comunicar-se, com uma linguagem objetiva e simples, cativou a todos, tanto, que muitos, depois de ouvi-lo no rádio, fizeram questão de conhecê-lo no mateada cultural. No entanto, deixou claro que sua vinda não era para ensinar como preparar o chimarrão, já que cada um tem sua maneira própria e todas são corretas. “O errado é não tomar chimarrão”, afirma Pedro Schwengber. Explicou que para o bom chimarrão é necessário erva-mate nova e água na temperatura certa. “São detalhes que fazem toda a diferença”, comentou.
Ele acrescenta que muitos tomam chimarrão por mera tradição, sem conhecer a verdadeira importância da erva-mate para a saúde. “É nisso que consiste o trabalho do Instituto Escola do Chimarrão, difundir as propriedades nutritivas e medicinais da erva-mate, valorizando, também, a tradição cultural e toda sua importância histórica para cada um que nasce no Rio Grande do Sul”, declarou Pedro.
Depois retornou para o ônibus do SESC, na Praça Central, onde ensinou novas técnicas de preparo do chimarrão e entregou certificados para os participantes, inclusive, ao prefeito Luis Henrique Pereira.
A Oficina do Chimarrão foi realizada em parceria da Prefeitura Municipal-Secretaria da Educação e SESC. O evento contou com atrações paralelas como brinquedos infláveis, mateada e a boa música gaudéria.

A seguir as imagens da Mateada Cultural e informações complementares sobre o chimarrão.














  OS DEZ MANDAMENTOS DO CHIMARRÃO:
01 - NÃO PEÇAS AÇÚCAR NO MATE

02 - NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO É ANTI-HIGIÊNICO

03 - NÃO DIGAS QUE O MATE ESTÁ QUENTE DEMAIS

04 - NÃO DEIXES UM MATE PELA METADE

05 - NÃO TE ENVERGONHES DO “RONCO” NO FIM DO MATE

06 - NÃO MEXAS NA BOMBA

07 - NÃO ALTERES A ORDEM EM QUE O MATE É SERVIDO

08 - NÃO DURMAS COM A CUIA NA MÃO

09 - NÃO CONDENES O DONO DA CASA POR TOMAR O PRIMEIRO MATE

10 - NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO DÁ CÂNCER NA GARGANTA

( PÉRCIO DE MORAES BRANCO)

PROPRIEDADES MEDICINAIS E NUTRITIVAS DA ERVA-MATE

               
Análises e estudos sobre a erva-mate tem revelado uma composição que identifica diversas propriedades benéficas ao ser humano, pois estão contidos nas folhas da erva-mate alcalóides (cafeína, teofilina, teobromina, etc...), ácidos fólicos e cafeico (taninos), vitaminas (A, B1, B2, C, e E), sais minerais (alumínio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídeos (frutose, glucose, sacarose,...), lipídios (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas. Por tudo isso, a erva-mate é considerada um “alimento quase completo”, pois contém a maioria dos nutrientes necessários ao nosso organismo.
                O consumo da erva-mate está relacionado também ao poder que ela tem de estimular a atividade física e mental, atuando benéficamente sobre os nervos e músculos, combatendo a fadiga, proporcionando a sensação de saciedade, sem provocar efeitos colaterais como insônia e irritabilidade (apenas pessoas sensíveis aos estimulantes contidos na erva-mate podem sofrer algum efeito colateral). A erva também atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmonizando o funcionamento bulbo medular. Age sobre o tubo digestivo, facilitando a digestão sendo diurética e laxativa. É considerada ainda um ótimo remédio para a pele e reguladora das funções cardíacas e respiratórias, além de exercer importante papel na regeneração celular.
Assim, os pesquisadores concluíram que o mate contém praticamente todas as vitaminas necessárias para sustentar a vida, e que a erva-mate é uma planta indiscutivelmente especial, já que é muito difícil encontrar em qualquer lugar do mundo outra planta que se iguale ao seu valor nutricional.
Características:

-     Digestiva;
-     É um moderado diurético;
-     Estimulante das atividades físicas e mentais;
-     Auxiliar na regeneração celular;
-     Elimina a fadiga;
-     Contém vitaminas - A, B1, B2, C e E;
-     É rica em sais minerais como Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Manganês;
-     É um estimulante natural que não tem contra-indicações;
-     É vaso-dilatador, atua sobre a circulação acelerando o ritmo cardíaco;
-     Auxiliar no combate ao colesterol ruim (LDL), graças a sua ação antioxidante;
-     Por ser estimulante possui também poderes afrodisíacos, graças a vitamina “E”  presente na erva-mate.
-     É rica em flavonóides (antioxidantes vegetais) que protegem as células e previnem o envelhecimento precoce, tendo um efeito mais duradouro pela forma especial como se toma o mate;
-     Segundo o médico pesquisador, Dr. Oly Schwingel, é indicado o uso do chimarrão de duas a três vezes ao dia;
-     Previne a osteoporose, fortalecendo a estrutura óssea graças ao Cálcio e as vitaminas contidas na erva-mate;
-     Contribui na estabilidade dos sintomas da gota (excesso de ácido úrico no organismo);
-     É rico em fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino;
-     Auxiliar em dietas de emagrecimento;
-     Atua beneficamente sobre os nervos e músculos;
-     Regulador das funções cardíacas e respiratórias;
-     É considerado um “alimento quase completo”, pois contém a maioria dos nutrientes necessários para sustentar a vida;
-     Segundo o Instituto Pasteur da França e a sociedade científica de Paris, não existe no mundo outra planta que se iguale à erva-mate em suas propriedades e seu valor nutricional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário