Páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Santa Isabel na rota do desenvolvimento

Vista da Vila pelo lado de Rio Grande
A Vila Famosa espera pela liberação da travessia do São Gonçalo


(Click na foto para melhor visualização) O Prefeito de Arroio Grande, Luis Henrique Pereira, está em Porto alegre cumprindo agenda exclusiva para a liberação da travessia do canal São Gonçalo em Santa Isabel. Munido de vídeos com documentário da RBS TV sobre a Vila e reportagem do RBS Notícias da recente mobilização que fechou a BR 116, além de levantamento fotográfico ressaltando as belezas naturais da localidade e documentos com dados históricos e econômicos levantados pela AZONASUL, o prefeito arroiograndense busca sensibilizar o Ministério Público Estadual para que libere a utilização da balsa.
O documentário da RBS TV foi produzido em cima de uma lenda que está enraizada na própria história de Santa Isabel, há uma possível “Maldição do Padre que teria sido assassinado na Vila”. Entretanto, não se pode justificar a inércia que mergulhou a localidade de Santa Isabel, principalmente, após a desativação da balsa que proporcionava a travessia do São Gonçalo, encurtando as distâncias com o superporto de Rio Grande, à referida lenda.
Com a visão voltada para a recuperação do tempo perdido autoridades, produtores da região e moradores do Distrito de Santa Isabel estão unindo forças para reverter o atual quadro econômico em que se encontra a localidade.
Dois aspectos precisam ser levados em consideração, segundo o levantamento da Associação dos Municípios da Zona Sul – AZONASUL – em defesa da liberação da travessia do São Gonçalo, em Santa Isabel: a agilidade no deslocamento de pessoas para atendimento especializado de saúde em Rio Grande e os indiscutíveis números da economia para escoamento dos produtos de seis municípios da região.
  
Exploração de Energia Eólica soma-se à luta



Um grande empreendimento começa a se tornar realidade no Distrito de Santa Isabel. Levantamento feito por especialistas colocam a localidade como viável para exploração de energia eólica e os investimentos já começaram.
A empresa CWBTorres – Telecon Energia está trabalhando na propriedade do empresário Marcos Eli Barbosa onde está sendo construida uma torre com 100 metros de altura para medição dos ventos. As  torres são necessárias para medir o vento de uma determinada área, em um período de tempo capaz de fornecer dados para a viabilidade de parques eólicos.
Vários encontros formam promovidos entre o Executivo Municipal e Marcos Barbosa. Na foto ao lado, uma conversa entre o prefeito municipal, o sub-prefeito do Distrito, José Inácio Guingo, e o empresário que se colocou a disposição no pleito da comunidade. 
Os investimentos com a viabilização da exploração da chamada energia limpa são altíssimos. Entretanto, as distâncias percoridas hoje para deslocamento de máquinas e equipamentos até a propriedade do futuro parque eólico, também, são grandes. A reativação da travessia do São Gonçalo diante disso passa a ser importante para a concretização do empreendimento.

Saúde: Centro de Referência mais perto é Rio Grande

Outros números relevantes são referentes a SAÚDE PÚBLICA REGIONAL. Os municípios de Jaguarão, Arroio Grande, Herval, Pedras Altas, Pedro Osório e Cerrito têm como referência no atendimento especializado em Traumatologia, Neorologia, Cardiologia, Proctologia, Pneumologia, Endocrinologia, entre outros, exclusivamente os Hospitais Universitário da FURG e Santa Casa; e no Hospital Dia, os diagnosticos em infectologia, ambos na cidade de Rio Grande.
Rio Grande, há 37 km da Vila
O deslocamento de ambulâncias pela balsa representa maior rapidez ao atendimento dos pacientes e, também, economia para os municípios.
Entram nesta luta os municípios de Chuí e Santa Vitória do Palmar que têm como referência no atendimento especializado em Oftomologia o município de Jaguarão. Atualmente, esse acesso se dá pelo Uruguai, enfrentando trâmites burocráticos de fronteira e uma distância maior do que seria via Balsa em Santa Isabel.



HISTÓRIA ______________________________ 

                Aqui, um pouco da fantástica história do Distrito de Santa Isabel. A Vila poderia hoje, ser explorada por atividades turísticas, principalmente, levando-se em consideração sua, importância histórica. Na teoria, muitas são as tratativas para que sejam investidos recursos na recuperação de prédios antigos, como o da Igreja de Santa Isabel, no entanto, os projetos não saem do papel e o tempo vem se encarregando de apagar as marcas dos grandes feitos ocorridos às margens do São Gonçalo.
  Os primeiros viajantes que cruzaram o São Gonçalo - e nem mesmo ele tinha este nome - (isto por volta de 1790) não imaginariam que aquele passo, até a embocadura da Mirim, seria palco de concessões, invasões, batalhas e que no futuro, também, seria utilizado para levar riquezas e se tomaria ponto fundamental para a chegada de manufaturados às freguesias e vilas da região. Estes viajantes aventureiros em trânsito, legendários de várias revoluções, contrabandistas e colonizadores por doações de terras se estabeleceram na região e, na verdade, acabaram sendo, direta ou indiretamente, os protagonistas da fundação de Santa Isabel. Não existe em toda a extensão do São Gonçalo à margem esquerda, algum ponto que se chegue a seco, ao natural, como em Santa Isabel.
Falar do Distrito de Santa Isabel é reviver importante momento da história do município de Arroio Grande. O que era para ser mais do que um patrimônio cultural e exploração turística no sul do estado, Santa Isabel é uma comunidade onde as pessoas misturam sentimentos de indignação e esperança. Basta conversar com alguns moradores da famosa Vila, onde se hospedaram ilustres vultos da história do país, para sentir o quanto aguardam por dias melhores.
 O Distrito de Santa Isabel fica distante cerca de 50 km da sede do município. O acesso só pode ser pela RS 473 / BR 116. Há oito anos a única balsa que permitia chegar ao outro lado do Canal São Gonçalo, tendo como opção mais próxima o município de Rio Grande, está desativada.

Nos registros da história consta que D. Pedro II, quando da viagem a Jaguarão, teria visitado o recente povoado de Santa Isabel. Era o ciclo do charque que enriquecia a todos. D. Pedro era o visitante ilustre. Viu construções belíssimas decoradas com azulejos importados da pátria-mãe, Portugal, interna e externamente em parte das moradias da Vila.
A histórica passagem de D. Pedro II por Santa Isabel, ocorrida quando a comitiva imperial vinha de Jaguarão para Pelotas, pelo canal de São Gonçalo, no ano de 1865, dá conta da grandiosidade do passado da Vila, que viria a se tornar município independente por 10 anos, de 1883 a 1893, com o nome de Santa Isabel dos Canudos.

A força do Futebol de Santa Isabel...

Uma torcida que não desiste nunca!
Belas paisagens! 
Marcos históricos do Império



Infraestrutura Turística
A Fé de seu Povo!


A beleza feminina no concurso nacional





Nenhum comentário:

Postar um comentário