Páginas

quinta-feira, 13 de junho de 2013

O DIA SEGUINTE!

Ministério Público aceita rediscutir retomada da balsa de Santa Isabel

(Foto: Roberto Witter)
A mobilização em defesa da reativação da travessia do São Gonçalo, em Santa Isabel, parando a BR 116, no último sábado, começa a surtir efeito.
Uma reunião na tarde desta quarta-feira (12), na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, definiu a elaboração de um dossiê econômico e social sobre a necessidade da retomada imediata da travessia Santa Isabel - Rio Grande. O documento deverá ser entregue ao MP nas próximas semanas pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul).
O encontro com o promotor Marcelo Dornelles, responsável pelas relações institucionais do MP gaúcho, foi proposto pela deputada estadual Miriam Marroni (PT). Além de Miriam, o deputado Catarina Paladini (PSB), o prefeito de Pedro Osório e presidente da Azonasul, César Brito (PT), o prefeito de Arroio Grande, Luís Henrique Pereira (PP), o vereador de Arroio Grande José Cláudio da Silva (PP) e o secretário de Turismo de Arroio Grande, Sidnei Bretanha (PV), participaram do encontro.
Durante a reunião, Miriam explicou que um pedido de autorização de retomada imediata da travessia por balsa já havia sido feito para a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) em 2012. Porém, o Ministério Público negou o pedido de contratação na modalidade Precária feito pela Seinfra. Agora, com a entrega da justificativa que será elaborada por representantes da região Sul, a situação será reavaliada pelos promotores.
 “O encontro de hoje sensibilizou os representantes do Ministério Público, que perceberam uma série de mudanças econômicas e sociais ocorridas na região de 2003 pra cá, que foi o período em que a travessia esteve desativada. A agricultura na região Sul avançou, o Polo Naval ampliou o trânsito em direção a Rio Grande, as questões de saúde proporcionam uma movimentação maior de pessoas entre os municípios de Rio Grande, Arroio Grande, Pedro Osório, Cerrito e Santa Vitória do Palmar, e com a retomada desta travessia estaremos diminuindo custos e reduzindo distâncias”, explica Miriam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário