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quarta-feira, 6 de agosto de 2014

EDUCAÇÃO

  Curso de Formação Continuada envolve Magistério Estadual          


          Professores e funcionários estaduais participaram de Curso de Formação Continuada, organizado pelas escolas estaduais com sede no município com um círculo de palestras que aconteceu no Centro de Cultura Basílio Conceição, cujo tema deste ano é Saber e Práticas possíveis.
                   A programação constou de abertura do espetáculo da Academia Camerini e palestras com Marcelo Borges “Motivação através da dança” e Arte em Flash Back Lucênia Pohlmann em “Neurociência” de Santa Cruz do Sul; ”Saúde mental no contexto escolar” com o médico psiquiatra e psicanalista  Hemerson Ari Mendese e encerrando Juremir Machado da Silva com a palestra “O professor do Século 21”, com o currículo de jornalista da Rádio Guaiba e Correio do Povo, na página 2, doutor em sociologia, escritor e professor universitário da cidade de Porto Alegre.

                  O curso de Formação Continuada foi organizado pelo Instituto Aimone Soares Carriconde, Maria da Silva Soares, Ministro Francisco Brochado da Rocha, Dr. Dionísio de Magalhães,20 de Setembro, Santa Isabel, Atanagildo Domingues e Cândida Silveira Haubmann, apoio 5ª CRE, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Cultura.
                   O prefeito Henrique e o secretário municipal de Educação José Hernandez participaram do cerimonial de abertura do evento que começou dia 31 de julho, continuando nos dias 1º e 4 de agosto. A programação englobou, também, o II Simpósio Municipal de Educação.


Educação: o poder de transformar vidas              
                                                                        (Eduardo Shinyashiki)

A educação, em todos os seus sentidos, forma e transforma vidas. A escola tem a importante e árdua tarefa de orientar os jovens, de guiá-los e ajudá-los a transformarem seus sonhos em realidade e em projetos a serem realizados no decorrer de toda a sua vida, com serenidade e satisfação.
Como educadores, professores e pais, precisamos entender o que ocorre entre o sentir e o aprender, a emoção e a imaginação, e compreender que é na escola que são construídas as crenças e os valores que definem a direção e norteiam a vida do ser humano. É nesse contexto que é estimulada a vontade do aluno de descobrir o mundo, voar alto para poder ter uma visão ampla da realidade, aprofundar o conhecimento e se tornar livre nas próprias escolhas.
A formação do jovem é um direito e um fator estratégico da sua vida para poder ter os instrumentos essenciais para administrar mudanças, realizar objetivos e viver na sociedade de forma autônoma e responsável.
O desafio da escola é equilibrar a exigência de passar conteúdos com a necessidade de estimular no aluno a capacidade de compreender e de interpretar a realidade. Nesse contexto, permanecem válidos os quatro pilares da educação:
- aprender a conhecer, ter a cultura e o conhecimento de base para poder, progressivamente, adquirir mais conhecimentos;
- aprender a fazer e transformar esse conhecimento em competências para a vida pessoal e profissional;
- aprender a viver com as outras pessoas e fortalecer o respeito pela diversidade, pela cooperação e pela cidadania;
- aprender a assumir as próprias responsabilidades para construir o futuro.
A relação interpessoal é a base da relação educativa, em que o educador e o educando se abrem com e para o outro na construção de um diálogo. O outro é, obrigatoriamente, o meio para chegar à compreensão de si mesmo e do mundo. Por isso, o educador não impõe, mas propõe, indica oportunidades e caminhos para o aluno se movimentar em uma sociedade em constante mudança.
A escola, mesmo nas suas dificuldades, continua sendo o agente educador e social fundamental da nossa vida. Ela é a ponte entre o patrimônio cultural e a construção do futuro, entre a relação com o passado, nossa história e a experiência atual.
É na escola que o jovem começa a desenvolver a consciência acerca de suas escolhas, poder pessoal e capacidade de discernimento. É a ponte que liga a infância ao início da vida adulta. E, com os pais, os professores são os mestres que auxiliarão as crianças a amadurecerem e a cumprirem tal travessia de forma saudável e construtiva.
Falar de futuro nunca foi simples, porém, quando falamos em educação, devemos ter como ponto de partida e alicerce a confiança no futuro e, generosamente, transmitir para as novas gerações a paixão e a força para construir o amanhã e transformar sonhos em vida.















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