Páginas

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

FIM DO IMPASSE

Balsa de Santa Isabel voltou a funcionar
-Prefeito Henrique deu a informação após reunião com Superintendente de Portos e Hidrovias do RS  
            Após a inauguração há cerca de um mês o serviço de balsa da travessia do Canal São Gonçalo em Santa Isabel, passou por momentos de muita incerteza de sua permanência ou não.
            Mesmo tendo cumprido todos os tramites legais e o equipamento ter passado por ampla reforma, adequando-se às exigências de segurança, isso ainda na capitania dos portos em Porto Alegre, a balsa retornou para Santa Isabel e acabou funcionando de forma alternada, já que mediante denúncias a Capitania dos Portos de Rio Grande fez diversas vistorias e acabou exigindo novas adequações para liberar a licença permanente de operação.
            Durante este período de indefinições, o Prefeito Henrique (Arroio Grande) juntamente com o Prefeito Alexandre (Rio Grande), mantiveram audiências em Porto Alegre e na Capitania dos Portos em Rio Grande. Além de ratificar a importância social da travessia para toda a região, os Chefes dos Executivos dos dois Municípios ligados pelo Canal São Gonçalo buscaram equacionar as pendências para o funcionamento da balsa com a segurança necessária para todos. A empresária responsável pela execução dos serviços também participou de reuniões com as autoridades para resolver o impasse.
            Na última quinta-feira, 25, o superintendente de Portos e Hidrovias (SPH), coronel Arlindo Bonete, recebeu o Prefeito Henrique e o vereador Casca Silva (foto) na Superintendência estadual de Portos e Hidrovia do RS quando tratou de pauta exclusiva sobre a situação da balsa em Santa Isabel. Bonete afirmou que o funcionamento da balsa aconteceu devido à mobilização realizada por lideranças políticas e moradores da região. Ressaltou a importância da travessia por encurtar o percurso entre o município de Rio Grande a Arroio Grande, Cerrito, Pedro Osório, Jaguarão e Herval.
            O prefeito arroiograndense levou ao conhecimento do superintendente as providências tomadas pela empresa que executa o serviço e que os municípios interessados no funcionamento permanente da balsa estão preocupados. 
            A BOA NOTÍCIA: Na segunda-feira à tarde, o prefeito recebeu do Secretário Estadual de Infraestrutura João Vitor Domingues, a informação de que a Balsa de Santa Isabel estava novamente apta para o funcionamento. Esta liberação aconteceu na quarta-feira com a presença da equipe técnica de vistoria da Capitania dos Portos de Rio Grande que efetuou a análise final de todos os equipamentos e requisitos que estavam pendentes.

            O prefeito agradeceu aos esforços de todos os envolvidos nesse processo de regulamentação da balsa, em especial ao Secretário Estadual de Infraestrutura João Vitor Domingues e a administradora local da Balsa em Santa Isabel. Destacou, ainda, a participação do Comando da Capitania dos Portos de Rio Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário