Páginas

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

OBRAS NO INTERIOR

Muito trabalho para recuperar estradas
(Click na foto para melhor visualizar)






 


-Parceria com o produtor rural está garantindo a realização dos serviços
           
Mesmo sofrendo as consequências climáticas, onde os índices pluviométricos superaram as marcas dos últimos anos (acumulando cerca de mil milímetros de fevereiro até agosto) e trabalhando com recursos próprios e pouco maquinário, a atual Administração Municipal tem se dedicado ao máximo para manter em condições de trafegabilidade nas estradas rurais. Mas, todo o esforço dos gestores e dos dedicados funcionários públicos, em determinados momentos não conseguiu atender a grande demanda.
As precárias condições das estradas do interior levaram o prefeito Henrique a decretar situação de emergência no município e mesmo tendo o pedido homologado pela Defesa Civil/Ministério da Integração Nacional, Arroio Grande ainda não recebeu nem recurso solicitado.
Diante da situação de extrema urgência, mais uma vez, o Chefe do Executivo Municipal contou com a parceria dos produtores rurais que se somaram ao verdadeiro mutirão de ações para recuperar as estradas e acessos.
À frente da mobilização estão os secretários municipais Igor Antunes (Obras) e Rafael Furtado (de Governo) contando uma qualificada equipe de funcionários que se destacam pela dedicação e pelo profissionalismo na execução deste importante trabalho que tem como objetivo oferecer segurança para os usuários e permitir aos produtores a trafegabilidade de caminhões e implementos agrícolas seja para o plantio ou para o escoamento da futura safra.
AS AÇÕES: Conforme as informações da secretaria de Obras, o cronograma de ações visa beneficiar todas as localidades do município. Num primeiro momento foram executados serviços pontuais, priorizando os trechos onde, praticamente, não fluía o trânsito. Nestes locais foram construídos novos boeiros, recuperados outros, além da colocação de material.
O trabalho que conta com a participação dos produtores rurais que fornecem maquinário, material e até funcionários é extensivo às chamadas zonas alta e baixa do município e irá continuar sendo executado.
         Zona Alta: As regiões dos Assentamentos receberam a operação tapa-buracos com a retirada dos famosos borrachudos e colocação de saibro; no Capão das Pombas foram realizados patrolamento e valeteamento; na Mauá destacam-se as reformas de boeiros e o valeteamento.
         Zona Baixa: Na estrada de acesso à Praia do Pontal a equipe trabalhou na construção de 7 boeiros, no patrolamento, no valeteamento e na colocação de material; na estrada Toninho Gril, Granja Arroio Grande, prosseguiram os serviços de reforma em boeiros, com colocação de saibro e patrolamento.
         Nas manifestações às emissoras de rádios locais e regionais o prefeito Henrique ressalta a importância das parcerias com os produtores rurais. “Cada um, dentro de suas condições, tem procurado ajudar neste momento crítico em que se encontram as estradas vicinais. Mais uma vez, o nosso produtor demonstra sua importância, se não bastasse termos no agronegócio a principal fonte econômica do município, encontramos na boa vontade de cada um a garantia de executar estas reformas”, afirma o prefeito.
Apoio regional -
              Sem o aceno imediato de recursos das demais esferas governamentais, outra medida encontrada é a contratação de horas/máquinas através do Consórcio Público do Extremo Sul (Copes).
         A ideia foi defendida pelo prefeito Henrique na última reunião da Associação dos Municípios da Região Sul – AZONASUL – e teve a adesão unânime dos demais colegas. O Departamento Jurídico da entidade estuda a viabilidade de uma licitação conjunta entre as prefeituras da zona sul para contratação de empresas terceirizadas para a execução de obras nos municípios onde as situações preocupam a própria economia regional.

         O secretário executivo do COPES, Daizon Stoquetti, disse que a reivindicação dos prefeitos está sendo estudada com muito carinho e vê com otimismo a concretização da ideia, mesmo que tenha de enfrentar os demorados trâmites legais. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário