Páginas

sexta-feira, 3 de maio de 2013

COMEMORAÇÃO

Eventos marcam o Dia do Trabalho em AG

 O Dia do Trabalho, comemorado no Brasil e em várias partes do mundo em 1º de maio, é uma homenagem a uma greve ocorrida na cidade de Chicago (EUA) no ano de 1886. A data foi marcada pela reunião de milhares de trabalhadores que reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.
Dias depois, em 4 de maio de 1886, outra manifestação aconteceu em Chicago e resultou na morte de policiais e protestantes. O evento também foi um dos originários do Dia do Trabalho e ficou conhecido como Revolta de Haymarket. Três anos mais tarde, em 1889, o Congresso Internacional Socialista realizado em Paris adotou como resolução a organização anual, em todo 1º de maio, de manifestações operárias por todo o mundo, em favor da jornada máxima de 8 horas de trabalho.

No ano seguinte, milhões de trabalhadores da Alemanha, Áustria, Hungria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Grã-Bretanha, Itália e Suíça fizeram valer as decisões do Congresso de 1889. O dia 1º de maio foi marcado por uma greve geral, onde os operários desfilaram pelas ruas de suas cidades para mostrar apoio à causa trabalhista. O dia passou a ser chamado de “Dia do Trabalho” e passava a comprovar o poder de organização dos trabalhadores em âmbito internacional.
A comemoração em Arroio Grande começou com um almoço para os servidores municipais e familiares, além da participação de populares. O evento aconteceu no Parque Guilherminio Dutra – numa parceria prefeitura/Sindicato Rural - e contou com o apoio de algumas empresas como: Postos Jumbo 1 e 2, Constrular, Débora Modas e Moda Grande e E. C. Arroio Grande.
Após a mensagem do Executivo Municipal em homenagem ao trabalhador arroiograndense, as autoridades pronunciaram-se fazendo referência à data. Falaram o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, João Carlos Caldeira “Cacaio”, o presidente do Poder Legislativo, vereador Idimar Furtado da Silva e, por último, o prefeito Luis Henrique Pereira.
Após o almoço, o público dirigiu-se para a Praça Central onde aconteceu a festa do Trabalhador, numa promoção do Gabinete da Primeira Dama Municipal em parceria com o comunicador Beto Lisboa – Rádio Difusora. Na oportunidade, foram arrecadados donativos para as famílias carentes.

MENSAGEM

O trabalho é a busca do alento,
Do conforto, da sobrevivência.
Vencer obstáculos, buscar o pão,
Trabalhar com alegria na divina tarefa diária,
Conforta, e alegra,
E possibilita a conquista de seu espaço,
Abre portas e realiza.
Trabalhar não é sacrifício, não é tortura
Pode ser algo prazeroso,
Permite toda uma estrutura
Profissional, te fazendo brilhar,
Ser um vencedor competente e alegre.
           Você servidor público municipal, o nosso respeito e agradecimento, pois são muitos arroiograndenses que se dedicam e trabalham para que todos os departamentos públicos funcionem de uma forma que atenda a todos de forma rápida, eficiente e prática, sabemos que nem sempre é possível pois ainda falta muito a ser investido no setor publico.
No entanto o funcionário público dá o melhor de si para que tudo funcione corretamente e neste 1º de Maio queremos confraternizar com você, servidor público municipal e dizer muito obrigado pelo seu trabalho.
A mais honrosa das ocupações é servir ao público e ser útil ao maior número de pessoas.


























Feliz dia do Trabalho! Homenagem do Executivo Municipal de Arroio Grande!

Nenhum comentário:

Postar um comentário