Páginas

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Faça a sua parte!

 POR QUE SE IMPORTAR COM O LIXO?
A Lei n.° 12.305, de 02 de agosto de 2010 que “Institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos” tem como um dos princípios o reconhecimento do resíduo sólido (lixo) reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania; 
O QUE É COLETA SELETIVA?
É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora (empresas e residências) e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.
QUAIS MATERIAIS DEVEM SER SEPARADOS?
Resíduos Orgânicos
Resíduos Recicláveis

Restos de alimentos
Erva-mate
Cascas e bagaços de frutas
Borra de café
Galhos e podas


Metais
Papéis
Plástico
Vidro

 Município prepara-se para implantar coleta seletiva do lixo

O Prefeito de Arroio Grande Luis Henrique Pereira, juntamente com o Departamento Municipal do Meio Ambiente, participou de reunião no Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária – DIFESOL, órgão ligado à Secretaria Estadual de Apoio à Micro e Pequena Empresa - com o intuito de buscar informações de como está organizada a Cadeia Solidária Binacional do PET, em especial o polo da região Sul do Estado, que contemplará também o município de Arroio Grande.
O Prefeito arroiograndense explicou, que hoje no município o trabalho de coleta é feito por uma empresa que gera 4 postos de trabalho, enquanto que se contratar uma cooperativa de catadores, além de gerar postos de trabalho para os munícipes, estará dando o destino correto a muitos resíduos que hoje vão para o aterro sanitário.
Os representantes do DIFESOL apresentaram as ações desenvolvidas junto às cadeias produtivas, visando sempre a disseminação de renda entre os trabalhadores com responsabilidade social ambiental e econômica.
O município de Arroio Grande está formando a Cooperativa de Recicladores - Reciclar. O sistema atual da limpeza pública é terceirizado e são gastos altos valores mensalmente para a prestação deste serviço.O prefeito Luiz Henrique Pereira destacou que as cooperativas de catadores no Brasil vêm se expandindo rapidamente podendo se tornar um negócio de futuro, e hoje são encontradas nas grandes e pequenas cidades do interior, e sua importância enquanto movimento social é cada vez mais reconhecida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário