Páginas

terça-feira, 7 de maio de 2013

ENTREVISTAS


Secretários Rafael e Monteiro participam do “Canal Aberto”, na Difusora AM
Entrevistas rebatem críticas da Oposição e esclarecem pontos importantes da Administração

O programa Canal Aberto, da Rádio Difusora AM, nesta terça-feira, recebeu as presenças dos secretários municipais de Administração e da Fazenda, Rafael Furtado e Fernando Monteiro, respectivamente.
Na primeira parte do programa o secretário Rafael Furtado fez um balanço dos primeiros quatro meses da Administração Municipal. Rebateu críticas apresentando dados referentes às pendências nas prestações de contas deixadas pelo Governo anterior, fato que levou a Prefeitura para o CADIN. Disse que entre o que propagou a administração passada e a realidade econômica entregue para o Prefeito Luiz Henrique há um abismo muito grande. “Ao assumirmos o comando do município tivemos muitas surpresas negativas. A situação econômica, principalmente, não era nada do que o Governo anterior dizia ter deixado. Ao contrário, ficaram dívidas e pendências que estão prejudicando o próprio andamento da Administração”, comentou o secretário.
Mas, Rafael Furtado está otimista e acrescentou que, mesmo com todos estes problemas, é possível se observar avanços positivos no atual Governo Municipal. Citou a transparência e a integração de toda a equipe na luta para colocar em prática a nova filosofia administrativa liderada pelo prefeito Luiz Henrique. “É um secretariado jovem, talvez, até peque pela inexperiência, mas são pessoas sérias, íntegras e que vão naturalmente adquirir experiência com o passar dos dias. Existem cobranças, mas também temos recebido muito apoio e a compreensão de que toda a mudança leva um determinado tempo para se adequar”, declarou Furtado. Ele destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos servidores públicos e a preocupação de valorizar a categoria.
O mais preocupante, segundo o secretário municipal de Administração, é a queda brusca na arrecadação orçamentária. A previsão que era em torno de R$ 36 milhões para 2013, ficará inferior a R$ 27 milhões. E que isso obrigará o Governo tomar medidas administrativas para evitar um problema mais sério.
Já o secretário municipal da Fazenda, Fernando Monteiro, iniciou sua participação no programa dizendo que a situação econômica do município está equilibrada e que a ordem é não gastar mais do que se arrecada. Quando comentou que nestes quatro meses o trabalho está voltado para se colocar ordem na casa, fez questão de ressaltar que esta expressão não significa critica a Administração passada. “Colocar a casa em ordem nada mais é do que fazer uma Administração dentro dos nossos conceitos. De como se deve dirigir uma prefeitura”, explicou Monteiro.
Sobre as últimas manifestações de determinados vereadores da Oposição na Câmara, o secretário da Fazenda mostrou-se indignado, principalmente, quando as críticas fogem o campo político e se tornam ataques pessoais. Ele foi direito e bem claro ao dizer que a Câmara não é lugar para fofocas, a Câmara é uma Casa onde se deve discutir assuntos de interesse da coletividade e os vereadores têm por obrigação de auxiliar a Administração Pública na solução dos problemas do cotidiano.  
 Outro ponto abordado por Monteiro em relação ao Poder Legislativo é a sua função fiscalizadora. Cobrando responsabilidades quando cresce, por exemplo, o endividamento público ou quando o município perca oportunidades de investimentos por falta de habilidade administrativa. E fechou sua participação citando a atitude do Governo anterior que, após o resultado da eleição, descredenciou o município do Programa de Aceleração do Crescimento PAC2, quando Arroio Grande deixou de receber uma patrola, um caminhão e uma retroniveladora.
Foi esclarecido, também, a situação da empresa DOBIL que deve voltar as atividades para a conclusão das obras de asfaltamento na cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário