Páginas

quinta-feira, 2 de maio de 2013

ZONA SUL


Desenvolvimento não é apenas crescimento econômico


NOVO SUL - DESENVOLVIMENTO REGIONAL EM FOCO  - O evento, promovido em parceria entre Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (corede/Sul), Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e Sebrae/RS tem como objetivo sensibilizar participantes para que mantenham o foco no novo cenário impulsionando o desenvolvimento econômico e social.
Na palestra de abertura do evento Novo Sul: Desenvolvimento Regional em Foco, promovido na terça-feira (30), em Pelotas, através de parceria firmada entre Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (Corede/Sul) e Sebrae/RS, a socióloga Tania Zapata fez uma defesa do capital humano como peça mais importante no quebra-cabeças do desenvolvimento. “Nunca foi entendido no Brasil que o capital humano é o mais importante, e não obras físicas”, lamentou Tania, diretora técnica do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), que veio de Pernambuco para apresentar suas experiências sobre  desenvolvimento regional.
            “Este país será eternamente emergente se o capital humano não for colocado em primeiro plano. Na era pós-industrial, a da sociedade do conhecimento, é ele que mais agrega valor”, explicou, em um ataque veemente à cultura política brasileira, “que é do século 19″. Na visão de Tania, o grande desafio não é saber se o país vai crescer 5%, 10%, nem se dominará a inflação. O que está em jogo é qual modelo de desenvolvimento queremos. “Desenvolvimento não é apenas crescimento econômico”, alertou.
 Os ambientes de prosperidade, hoje em dia, são os que abrigam alta inovação. “A capacidade de inovar não vem do dinheiro. Não adianta nada a prosperar o Pólo Naval em Rio Grande, por exemplo, se a região não for capaz de formar seus líderes”, lembrou.
            MINICURSO – O consultor Sérgio Cordioli coordenou as atividades do evento no período da tarde com a realização de oficina para elaboração de projetos participativos. Ao defender a existência de uma relação direta entre projetos e desenvolvimento, o consultor enfatizou que o desenvolvimento regional prescindirá de projetos para execução de políticas. “O nosso modelo administrativo centraliza todos os recursos e libera mediante projetos. Deste modo, cada região terá que, além de estabelecer suas prioridades, transformar estas ideias em projetos consistentes e coerentes que possam justificar os investimentos desejados”, disse. Segundo Cordioli, por outro lado, o desenvolvimento regional carecerá de articulação das forças regionais e os projetos poderão ser pontos de convergência destas forças, orientando-as para os aspectos mais relevantes regionalmente.
            Na concepção do palestrante, um projeto deve ser compreendido como um conjunto de atividades interligadas e ordenadas, orientadas por um determinado objetivo estrategicamente delimitado, buscando solucionar determinados problemas ou aproveitar potenciais existentes, levado a efeito em uma determinada área / região, dentro de um prazo limitado de tempo, que permite determinar os custos e benefícios de um investimento, estabelecendo os passos, envolvidos, recursos necessários, responsável pelo processo e os estudos de viabilidade.
Comitiva de Arroio Grande
 PRESENÇAS – Mais de 200 pessoas participaram da atividade, a maioria gestores e técnicos dos 22 municípios da Zona Sul. O prefeito Luis Henrique Pereira, de Arroio Grande, se fez representar pela secretária municipal da Cultura, Liziane Duquia. Também integraram a comitiva arroiograndense funcionários das secretarias de Agricultura e de Planejamento e Urbanismo.
Na abertura do evento, as principais lideranças políticas regionais apresentaram pronunciamentos sobre a importância do tema, chamando a atenção para o novo paradigma de crescimento que compõe o cenário atual. O deputado federal Fernando Marroni (PT) apresentou artigo elaborado por ele há dez anos atrás, que serviu de comparação para os avanços conquistados até o presente. O prefeito de Pelotas, Eduardo Leite (PSDB), o presidente do Corede/Sul, Cássio Mota e o vice-prefeito de Rio Grande, Eduardo Lawson também participaram do ato solene. O presidente da Azonasul, César  Roberto de Brito (PT) elencou todas as iniciativas empreendedoras da região e declarou que os prefeitos e demais agentes políticos são protagonistas do Novo Sul. “Com vontade e muita união estamos trilhando este caminho árduo, que vai garantir um futuro cheio de oportunidades aos nossos filhos e netos”, enfatizou.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário