Páginas

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

AS DOENÇAS DO INVERNO


Enfermeira Padrão, Patrícia Muller Barros
Chegada do frio aumenta atendimentos no Plantão Médico

O número de atendimentos no Plantão Médico de Arroio Grande teve um aumento considerável especialmente no mês de julho, segundo o último levantamento divulgado pela enfermeira padrão, Patrícia Muller Boijink Barros, que concedeu entrevista à reportagem.
Ela salientou que a procura de pacientes foi maior mesmo nas semanas anteriores devido às doenças do frio, que são comuns nesta estação do ano, que tem sido marcada por dias de inverno rigoroso com temperaturas baixas, em alguns casos com a aplicação do remédio Tamiflu.
De acordo com as suas estatísticas do primeiro semestre do ano, referente a consultas e enfermagens, foram os seguintes índices registrados em janeiro - 5.437; em fevereiro - 5.119; em março - 5.251; em abril - 5.433; em maio - 5.310; em junho - 5.300; e em julho - 6.100.
"Ou seja, pelas médias preliminares tivemos um acréscimo de em torno de 20% a mais do que a capacidade normal de trabalho sempre ultrapassando as cem fichas distribuídas diariamente, justamente, para que a demanda fosse atendida", enfatizou Patrícia Barros.
Lembrou que o funcionamento do Pronto Atendimento é 24 horas com as fichas sendo entregues para os plantonistas nos referidos horários: 7h (10 fichas); 9h (10 fichas); 11h (15 fichas); 15h (15 fichas); 17h (15 fichas), sendo que às 18h são 35 fichas para a Drª. Luciane Teixeira.
"Temos fora a rotina as urgências e as emergências que ocorrem e estamos prontos para prestar socorro com as pessoas vindo diretamente na Rua Joaquim Manoel Soares, entre as Ruas Dr. Monteiro e Júlio de Castilhos, ou nos ligando para o telefone (53) 3262.1988".
Divulgou também os médicos que atendem Dr. Vagner Kopereck - Pelotas (segundas); Dr. Paulo Porciúncula - Pelotas (terças); Drª. Alice Nunes - Pelotas (quartas); Dr. Telmo Zanella - Pedro Osório (quintas); Drª. Sandra Mendes - Pelotas (sextas); Dr. Moacir Alves - Pedro Osório ou Dr. Carlos Madeira - Pelotas (sábados); Dr. Emir Squeff - Canguçu (domingos), além do reforço com a Drª. Luciane Iriart Teixeira (segundas as sextas pela manhã).
 Desde o começo do ano no cargo, a enfermeira disse que tem procurado melhorar cada vez mais, inclusive já informou à população que as trocas de receitas de uso contínuo estão sendo feitas nas terças-feiras, devendo ser deixadas até ao meio-dia para serem retiradas às 18h.

As doenças de inverno

A médica Drª. Luciane Iriart Teixeira, que atende tanto no Plantão, quanto na Santa Casa, confirmou que os problemas de saúde derivados do inverno têm aumentado bastante nos dois estabelecimentos de saúde.
Segundo ela, o público em geral tem sofrido, como as crianças e os idosos, que ficam mais vulneráveis, inclusive os fumantes tem lhe preocupado em função das crises de enfisema pulmonar nestes quadros.  
Recomendou ao aparecer os primeiros sintomas: dor no corpo, febre, tosse, que procurem o tratamento adequado até mesmo para a situação não se agravar para uma infecção respiratória ou pneumonia.
Quanto à prevenção e o tratamento propriamente, a orientação é para manterem alimentação saudável, vestir agasalho, fazer repouso, lavar bem as mãos, proteger a boca e o nariz ao tossir, ficar em ambiente arejado.

Transportes de urgência e emergência com ambulâncias

Responsável pelo setor, Beto Aquino, que assumiu no início do ano, declarou que as condições se encontram bem melhores atualmente. "Temos quatro ambulâncias e três motoristas de dia e dois de noite para qualquer eventualidade", explicou.
Salientou que a demanda é tanta nesta área que em um único dia movimentado os veículos da prefeitura chegam a fazer seis deslocamentos de urgência e de emergência para diversas cidades, como Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre, por exemplo.
"Fizemos o possível com a equipe removendo pacientes impossibilitados de se locomoverem por causa de problemas diversos, como fraturas, cirurgias, da cidade e do interior e em direção a outros municípios, seguindo as prescrições médicas."

Lembrou também que outro serviço disponível é o do SAMU, que deve ser acionado pelo telefone 192. "Quero agradecer pelo apoio e cumprimentar a todo o grupo de trabalho pela dedicação e mais uma vez me colocar à disposição", finalizou Beto. (Fonte: Rádio Difusora-AM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário