Páginas

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Começou a coleta seletiva solidária



RECICLAR comanda a limpeza pública em Arroio Grande

Numa solenidade que contou com a presença do Presidente da Câmara de Vereadores, Idimar Furtado da Silva (PDT), secretários municipais, vereadores, Departamento do Meio Ambiente e integrantes da Cooperativa de Recicladores – RECICLAR, o prefeito Luis Henrique Pereira (PP) oficializou, na última segunda-feira (19), a implantação do novo sistema de coleta do lixo em Arroio Grande, a Coleta Seletiva Solidária.
O prefeito salientou que a implantação da coleta seletiva começa com uma experiência-piloto, que vai sendo ampliada aos poucos, lembrando que o município é um dos pioneiros neste serviço, na região. Disse, ainda, que há uma confiança muito grande do Poder Público na equipe da cooperativa que irá trabalhar na limpeza pública urbana, mas será necessário paciência e a integração de toda a sociedade no novo processo. “Para qualquer tipo de atividade a mudança exige um tempo para que aconteça a adaptação. Estamos convictos de que esta aposta vai dar certo porque o comprometimento é mútuo e, aos poucos, a comunidade vai assimilar e contribuir para o sucesso da coleta seletiva”, afirmou Luis Henrique.
Segundo o Secretário Municipal de Agricultura Meio Ambiente, Rafael Crhist, Arroio Grande mais uma vez sai na frente na busca da sustentabilidade. "Pouquíssimas cidades no Brasil conseguem efetivar a coleta seletiva. Estamos dando um grande passo e vamos estendê-lo. Reconhecemos que é necessário aprimorar a logística, adequar alguns espaços e conscientizar a população de que ela é fundamental para que os objetivos sejam alcançados com êxito. Estamos tranquilos porque temos certeza de que este é o caminho”, declarou.
O presidente do Legislativo Municipal, vereador Idimar Furtado da Silva (PDT), participou do ato e teceu elogios ao Executivo Municipal pela implantação da coleta seletiva. Destacou que além da contribuição para o meio ambiente e a consequente melhoria na qualidade de vida da população, deve-se levar em conta o aspecto social, onde várias famílias terão uma fonte de renda com o novo projeto. “Só os visionários tomam atitude. Só os pensadores podem incluir Arroio Grande num cenário melhor. Aqui temos a cultura de temer o novo, mas o Executivo Municipal está dando um passo à frente mediante o novo e o Legislativo felicita o prefeito e seus secretários por esta atitude”, completou o vereador Idimar Furtado.
A cooperativa dos catadores de materiais recicláveis RECICLAR irá realizar a coleta dos materiais orgânicos e recicláveis e as operações no aterro sanitário municipal. Cada cidadão terá a responsabilidade de separar o seu lixo da seguinte forma:
Lixo Orgânico: restos de alimentos, erva-mate, pó de café, cascas e resíduos de frutas, cascas de ovos, galhos, ramos, folhas e talos, papel higiênico, toalhas de papel e guardanapos.
Lixo Reciclável: metais (ferro, alumínio e latão), vidros, plásticos, papéis, papelão e madeira.
Os caminhões coletores estarão identificados nas cores verde para coleta de lixo reciclável, e marrom para a coleta de lixo orgânico e passarão nas ruas juntos.
A rota será a mesma já existente de coleta de lixo. Atenção para os dias e turnos da coleta nos bairros:
Vidal, Silvina, Theobaldo Link, Lauro Ribeiro, Mirabeu Baltar, Branco Araújo e Getúlio Vargas – Segunda, Quarta e Sexta no turno da manhã;
Promorar, Novo Milênio, Carlos Vasquez, São José, Santana e São Gabriel – Terças, Quintas e Sábados no turno da manhã. 
Centro e Cohab Leste – De segunda a sábado no turno da tarde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário