Páginas

terça-feira, 20 de agosto de 2013

MUDANÇA NA LIMPEZA PÚBLICA

Reciclando atitudes, a comunidade arroiograndense precisa fazer a sua parte na Coleta Seletiva Solidária
O lixo é apenas um momento do estado da matéria. Se devidamente tratado, deixa de ser um problema. Porém se não recebe tratamento adequado, transforma-se em um dos maiores problemas ambientais que ameaçam a vida no planeta Terra, porque além de poluir o solo, a água e o ar, também atrai animais que veiculam doenças.
E toda a sociedade é responsável pelo lixo que produz: pelo seu volume, pelo jeito como é embalado e pelo lugar onde é jogado. E hoje o município de Campo Mourão conta em todo o perímetro urbano com a Coleta Seletiva, uma opção para estar minimizando o problema que o lixo constituí-se.
É uma questão de consciência. Cada um deve fazer a sua parte para melhorar a vida de todos. A questão ambiental não diz respeito somente à natureza, mas também a da sociedade. E para que a vida seja melhor só depende de nossas atitudes.
"Tudo que acontecer à terra acontecerá aos filhos da terra".
A destruição é irreversível! Mas a sua consciência é recuperável!
O que é coleta seletiva?
É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.
O que é reciclagem?
A reciclagem é o processo de reaproveitamento de materiais descartados de forma a reduzir a quantidade de lixo produzido. Esse processo é realizado a partir de materiais que demoram a se decompor e a se reintegrar no meio ambiente.
Vantagens da Coleta Seletiva
Contribui para a melhoria do meio ambiente, na medida em que:
• Diminui a exploração de recursos naturais
• Reduz o consumo de energia
• Diminui a poluição do solo, da água e do ar
• Prolonga a vida útil dos aterros sanitários
• Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo
• Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias
• Diminui o desperdício
•Diminui os gastos com a limpeza urbana
• Cria oportunidade de fortalecer organizações comunitárias
Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.
Como diminuir o desperdício e preservar o Meio Ambiente?
- Reutilize recipientes plásticos de produtos como margarinas ou sorvetes. Bem lavados, eles servem para guardar outros alimentos;
-Corretamente acondicionados, os alimentos permanecem frescos por mais tempo. Dessa forma, joga-se menos comida no lixo;
-Não jogue lixo em terrenos baldios, rios e córregos. Isto pode causar enchentes e perigo de contaminação por ratos e insetos;
-Separe os resíduos em casa. Depois, é só entregar os sacos para os caminhões da coleta seletiva ou nos Pontos de Entrega Voluntária. Assim, você estará contribuindo para um planeta mais saudável.
Mitos e verdades
Todas as embalagens são recicláveis?
- FALSO. A reciclagem depende de tecnologia e de industrias que aceitem os materiais em escala comercial.
Um objeto quando reciclado volta a ser o que era antes?
- FALSO. Uma garrafa de vidro pode ser reciclada em outra da mesma cor e formato. Entretanto, a maioria dos objetos só podem ser transformados em outros produtos. Copos e garrafas plásticas são reciclados em baldes e cerdas de vassoura; caixas de leite viram placas divisórias ou telhas. Por isso, a produção dos originais continua utilizando sempre as matérias-primas virgens: petróleo, minérios, árvores, etc.
Coleta Seletiva e reciclagem são sinônimos?
- FALSO. Coleta seletiva é o processo de recolher os resíduos selecionados. Reciclagem é a atividade de destruir os resíduos e aproveitá-los na produção de novos bens.
Consumimos 40% alem da capacidade de reposição dos nossos recursos naturais?

- VERDADE. Quando somamos o consumo dos alimentos, da energia e dos recursos naturais, ultrapassamos em mais de 40% a capacidade atual de reposição de recursos do planeta. E a cada ano aumenta 2,5%. Calcula-se que, se todos os habitantes da Terra consumissem dentro dos padrões dos países industrializados, precisaríamos de três planetas para suprir as atuais taxas de consumo humano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário