Páginas

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Desperdício de Dinheiro Público

O Jornal Meridional, na edição da última quinta-feira, destacou a situação da Escola Municipal de Educação Infantil Leonel Brizola que foi inaugurada no final do ano de 2011 e que apresenta diversos problemas estruturais. A notícia está repercutindo na comunidade. Acompanhe a matéria jornalística:
_________________

“Desperdício de Dinheiro Público
Creche Leonel Brizola com sérios problemas estruturais

 

A tão propagada obra da administração do PDT no governo anterior, a Escola Municipal de Educação Infantil Governador Leonel de Moura Brizola, não passou de mais uma mera fachada com objetivo de ludibriar a comunidade.
A Escola foi construída em um vértice de bairros periféricos, local que possibilita atendimento direcionado aos moradores dos cinco bairros mais populosos de Arroio Grande, (Bairro São Gabriel, Bairro Vidal, Bairro Getúlio Vargas, Cohab Leste e Bairro Lauro Ribeiro), e contou com recursos do MEC/FNDE na ordem de R$ 1.600.000,00.
Mas, inexplicavelmente, foram gastos R$ 1.000.000,00 na conclusão da obra que foi inaugurada em setembro de 2011, como sendo a primeira escola a ser concluída na região sul, dentro do referido Programa do Governo Federal que destinou várias unidades para o estado gaúcho.
No início desta semana, uma comissão de professores, pais e diretores da escola Leonel Brizola procuraram o prefeito Luis Henrique Pereira para que fossem tomadas providências a fim de evitar uma futura tragédia diante das precárias condições de funcionamento do educandário infantil.
Com a chegada do inverno, o problema se agravou. As professoras e os próprios pais temem pela saúde das crianças por se tratar de um local extremamente úmido e com uma série de outros problemas estruturais.
O prefeito solicitou um laudo técnico junto à secretaria municipal de Planejamento e Urbanismo e solicitou o apoio do Ministério Público para encontrar uma solução, sem que prejudique o funcionamento da escola que atende hoje cerca de 150 crianças com idade de zero a seis anos.
Para surpresa das autoridades, após uma ampla vistoria nas dependências da escola, os técnicos apontaram vinte itens que mostram claramente que na obra foram utilizados materiais de baixa qualidade e que não houve fiscalização do Poder Público durante o período da construção. Acompanhe as irregularidades verificadas:
- Saída da tubulação de esgoto não possui inclinação adequada para o escoamento da mesma;
- Nos sanitários dos berçários estão faltando às duchas higiênicas, conforme projeto, por isto os registros estão localizados abaixo da bancada;
- Os registros dos sanitários dos berçários apresentam vazamentos;
- A vedação e o registro da mangueira do gás apresentam problemas como vazamento;
- Falta vazão nos vasos infantis;
- As válvulas de descargas dos vasos infantis não são compatíveis;
- Algumas salas apresentam umidade no piso;
- No muro de divisa das salas, os combogós estão soltos, apresentando problemas de assentamento, com perigo de cair;
- As tampas das caixas de inspeção apresentam problema como material enferrujado e empenado, pois não estão de acordo com o projeto. O material utilizado é latão e no projeto consta ferro fundido;
- A tubulação de gás está sem proteção adequada, apresentando oxidação;
- As tomadas existentes nas circulações estão sem proteção, com perigo de choque, pois algumas estão expostas as intempéries;
- As caixas dos tetos estão aparentes, com ausência das tampas cegas para proteção;
- Na área do refeitório não existem os fechamentos de vidro temperado nas laterais, conforme mostra o projeto em regiões de clima frio.
- A cobertura da área de refeitório não apresenta as áreas com telhas translúcidas, conforme projeto;
- As grelhas de concreto das calhas no piso estão quebradas e apresentam algumas fissuras;
- Problemas de alagamento, quando chove, devido à ausência de desnível adequado e fechamento das circulações;
- Faltam vedações nas tampas das caixas de gordura;
- O telhado apresenta algumas telhas quebradas, causando infiltrações;
- Alguns fios elétricos estão sem proteção;
- Refeitório não está em local adequado, pois apresenta em sua cobertura ninhos de passarinho, o que acabou ocasionando a troca para a sala de recursos.
            O prefeito Luis Henrique Pereira, acompanhado da Promotora de Justiça, e dos secretários municipais da Educação, do Planejamento e de Assistência Social, esteve na escola Leonel Brizola na tarde de terça-feira. Medidas emergenciais já estão sendo tomadas pela atual Administração Municipal.
            Ficam alguns questionamentos: Por que o prefeito da época não utilizou todo o recurso destinado para a Creche? Onde foi parar o dinheiro que sobrou? Diante destas denúncias de precariedade estrutural numa escola que abriga inúmeras crianças, colocando em risco a vida, também, dos profissionais que lá trabalham os “(IR) RESPONSÁVEIS” pela inauguração da obra em tempo recorde não vão ser punidos?
            É lamentável, mas a maravilhosa escola que recebeu o nome de um dos maiores homens públicos deste país, não passa de fachada. De mais uma obra do MUNDO DO FAZ DE CONTA em que vivíamos. Na próxima semana vamos repercutir o que disseram as autoridades do município e do Ministério Público após visitarem a escola. Aguardem!

___________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário