Páginas

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

EDUCAÇÃO

Simpósio reuniu profissionais da educação

Com a abertura na segunda-feira (5) indo até a última quarta-feira (7), o Simpósio Municipal de Educação mostrou, mais uma vez, que os eventos promovidos pela secretaria municipal de Educação de Arroio Grande vêm proporcionando grandes momentos de aprendizagem aos profissionais que aqui atuam.
Com temas variados o Simpósio destacou três palestras: “A Educação na Contemporaneidade” – Com a Profª. Drª. Fabiane Tejada (Pró-Reitora de Graduação da UFPEL); “Educação Ambiental: abordagem disciplinar ou transdisciplinar?”  Com o Prof. Dr. Robledo Lima Gil (Instituto de Biologia – UFPEL) e a Profª Drª. Milene Conceição Lima (Esc. Municipal Neir Horner da Rosa); “Sexualidade e Gênero: abordagem disciplinar ou transdisciplinar?” Com a Profª. Amélia Terezinha Cunha (PPGE – UFPEL) e a ONG Gesto.
Foram realizados vários minicursos nas dependências do Instituto Aimone Soares Carriconde. E, na tarde de quarta-feira, marcando o encerramento do Simpósio, -aconteceu a apresentação de 14 trabalhos inscritos por professores que mostraram experiências vividas nas salas de aulas, no Espaço SESSÃO DE COMUNICAÇÃO,
O secretário municipal de Educação, Leonardo Vieira, falou sobre a importância do evento: “Sabemos os desafios que todos da Educação enfrentam nos dias de hoje. O acesso à informação, a velocidade em que tudo acontece não pode ser trabalhado como antigamente. O ensino de 10 anos atrás já não é o mesmo de hoje. É preciso constantemente que estejamos recriando, reinventando e proporcionando uma Educação de qualidade aos nossos alunos. O Simpósio é uma excelente ferramenta que temos para isso”, disse. Na abertura, o secretário prestou uma homenagem a sua equipe de trabalho, valorizando a integração de todos na luta pelos objetivos. No pronunciamento falou sobre inclusão através da educação:
“Desde que mundo é mundo sabemos que o lápis é lápis e tem o objetivo específico de escrever. Claro que mal empregado pode se tornar numa arma letal. Vamos dizer que a exclusão social é um lápis apontado que foi utilizado de forma errada e se tornou em um grande objeto de risco para a nossa sociedade.
Excluir é colocar para fora, incluir é colocar para dentro. Excluir tira toda minha responsabilidade, mas a incluir me faz responsável pelo outro.
Excluir é um pouco fora do todo, é um texto fora do contexto. Incluir somos todos nós. É uma palavra com pretexto de aproximar, sem receios.
Excluir é um copo quebrado, incluir é um copo colado. As emendas jamais serão apagadas, mas podem ser reescritas!
Incluir é uma noite com astros e a excluir é um dia nublado. Ser excluído é dizer para todos que sou diferente. Ser incluído é dizer que sou igual perante todos.
A exclusão gera indiferenças. Na inclusão as diferenças não são geradas.
A exclusão gera preconceitos. A inclusão constrói bons conceitos e excelentes preceitos. Exclusão abre um buraco gigante para esconder os excluídos. Inclusão fecha o buraco para que ninguém caia na exclusão.
A exclusão evidencia os defeitos, seus medos. Na inclusão valorizamos os acertos, os bons exemplos.
Exclusão é tirar de perto aqueles que não me fazem falta. Inclusão é colocar mais perto os que nem se quer conheço.
Exclusões são todos aqueles que desviam o olhar de um mendigo sujo e maltrapilho, despedido de suas diferenças. Daí vem à inclusão que nos redimi, quando damos a ele o alimento.
Excluídos na verdade somos todos nós, que não conseguimos excluir das nossas vidas, da nossa “verdade”, esses mal ditos e mal vistos paradigmas sociais de que somos melhores e mais especiais do que os outros.
Na verdade, pessoas especiais são todos aqueles que sabem conviver com as diferenças do outro, incluindo os excluídos em nossos relacionamentos do dia-a-dia. É aquele que consegue sair do seu conforto para dar todo conforto aos outros. É aquele que consegue aprender um pouco mais para ensinar o que sabe, para aqueles que nada sabem.
Portanto, excluir, é também se negar a si mesmo. Incluir é se doar para um mundo todo.”
Presente na abertura do evento, o prefeito Luis Henrique Pereira fez questão de tecer elogios aos profissionais da educação do município, ressaltando a importância dos jovens educadores e a experiência dos mais velhos. Para ele, essa soma de conhecimentos é que está mudando para melhor o ensino em Arroio Grande. “Realmente cada um de vocês integram um time campeão. Um time que trabalha em sintonia e nos orgulha pelos excelentes resultados. Os desafios não param por ai. Juntos, trabalharemos com determinação e perseverança para que possamos fazer uma grande transformação e o instrumento mais poderoso para que isso se torne realidade é, sem dúvida, a educação. Vamos fazer de Arroio Grande uma referência na educação regional”, disse o prefeito.

O Simpósio marcou o início das atividades escolares no segundo semestre.








 


 








Nenhum comentário:

Postar um comentário