Páginas

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

NOTÍCIAS DO CRAS - PROJETO DE VIDA

CRAS participa da V Conferência Municipal de Idosos em Pelotas

O Estatuto do Idoso é considerado uma das maiores conquistas relativas aos direitos da terceira idade no Brasil. Tornado lei em 2003, o estatuto é um instrumento de realização da cidadania no país, que garante os direitos à liberdade, dignidade, integridade, saúde e educação, cabendo à família em primeira instância, ao estado e à sociedade como um todo zelar pelo cumprimento destes direitos e garantir aos mais velhos uma qualidade de vida.
            O Conselho Municipal do Idoso realizou no dia 13 de agosto a 5ª Conferência Municipal do Idoso, cujo tema foi "A Pessoa Idosa e o Protagonismo nas Transformações Sociais". O evento aconteceu no Auditório D. Antônio Zattera- UCPEL.
Realizada a cada dois anos, a Conferência oportunizou uma reflexão sobre o tema, avaliar a execução de ações do poder público e da sociedade e propor políticas públicas para melhor atender os idosos.
Arroio Grande marcou presença
O Centro de Referencia de Assistência Social- CRAS e Conselho Municipal de Idosos de Arroio Grande se fez presente na V conferência Municipal de Idosos do município de Pelotas cujo tema foi: “Pessoa Idosa e o Protagonismo nas Transformações Sociais”, onde estavam presentes várias instituições ligadas ao idoso.
No evento foram abordados vários assuntos pertinentes ao processo de envelhecimento que tem ocorrido em nossa sociedade, observando-se a necessidade emergencial de serem aplicadas políticas públicas direcionadas à 3º Idade a fim de proporcionar melhor qualidade de vida e exercício de cidadania aos mesmos. Entre os objetivos desta Conferência estava a reflexão e discussão sobre a intersetorialidade como estratégia na garantia de direitos da pessoa idosa, nas áreas de saúde, educação, assistência social, segurança, habitação, trabalho, turismo, cultura, esporte, lazer o que demonstra a necessidade de toda a sociedade estar envolvida com o processo de envelhecimento.

Equipe do CRAS – Projeto de Vida - Museu Oceanográfico em Rio Grande



Na tarde de sexta-feira (02/08/2013) o Grupo de Crianças e Adolescentes do CRAS visitou o Museu Oceanográfico "Prof. Eliézer de Carvalho Rios" na cidade de Rio Grande, que mantém uma exposição pública sobre a vida e a dinâmica dos oceanos, apresentada em painéis, aquários e diversos equipamentos utilizados em pesquisas oceanográficas.
O objetivo do passeio foi proporcionar às crianças e adolescentes uma tarde de cultura e lazer.
No museu eles puderam conhecer um pouco mais sobre algumas aves marinhas, como o Albatroz Viajante, os quais são um exemplo de família unida.

Porém, a atração das crianças e dos adolescentes foram os Pinguins de Magalhães e o Ipirelo Mascote do Museu, um leão-marinho que encantou a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário