Páginas

sábado, 14 de setembro de 2013



Arroio Grande recepciona tradicionalistas na distribuição da Chama Crioula


Sucesso do evento projeta uma Semana Farroupilha ainda maior


O trabalho de mobilização para a Semana Farroupilha de 2013 em Arroio Grande começou no mês de abril quando se reuniram no CTG Tropeiros da Querência integrantes do MTG, Prefeitura e Tradicionalistas locais. Sob coordenação de Afonso Reys, tiveram início as primeiras tratativas para a organização do recebimento e distribuição da Chama Crioula pelo município.
Diante da grande responsabilidade de sediar o evento e das limitações financeiras do Poder Público, autoridades e tradicionalistas buscaram a integração de forças para que a organização pudesse atender à altura todas as expectativas. Foram promovidas diversas reuniões ao longo desses meses entre Executivo Municipal, Entidades Tradicionalistas, iniciativa privada, Comissão da busca da Chama Crioula e Sindicato Rural. 
(FOTO ARQUIVO)
Todo o esforço valeu a pena! Assim pode ser resumido o intensivo trabalho nos bastidores dos preparativos para este evento que pode ser considerado como aperitivo para o que vem pela frente durante a próxima semana, quando Arroio Grande promoverá a Semana Farroupilha com muitas atrações no Parque Farroupilha que foi totalmente remodelado e adequado para receber com segurança e conforto o público local e os visitantes que vierem prestigiar a grande Festa dos Gaúchos.
Busca da Chama em Santa Vitória do Palmar
Uma representação do piquete Lanceiros de Mauá e CTG Tropeiros da Querência, sob a coordenação do patrão Francisco Cortês e Jandir Sallaberry lideraram a comitiva que se deslocou a Santa Vitória do Palmar para a busca da Chama Crioula até Arroio Grande. Juntamente com outras comitivas, os tradicionalistas arroiograndenses, já com a presença do prefeito Luis Henrique Pereira, Deputado Catarina e os representantes do Legislativo Municipal vereadores Casca Silva e Nero Caetano. O prefeito arroiograndense destacou a importância de se formar parcerias, principalmente, nos momentos difíceis em que se encontram os municípios da região para que os eventos tradicionais não percam sua essência e importância.
Meio a comemoração do Sete de Setembro, Chama Crioula chega ao município
A Chama Crioula em Arroio Grande chegou por volta das 13 horas de sábado, 7 de Setembro, na Sede Campeira do CTG Tropeiros da Querência, onde autoridades e lideranças tradicionalistas se manifestaram às rádios locais que cobriam o momento.
O presidente da Comissão responsável pela busca da Chama, Afonso Reys, destacou o companheirismo, que foi essencial para que a missão de conduzir a Chama Crioula fosse cumprida. Ele agradeceu o apoio de todo o grupo que se irmanou para que o município pudesse oferecer infraestrutura e condições de acolher as delegações dos municípios que montaram acampamento no Parque Guilhermino Dutra (Sindicato Rural) e no Ginásio Municipal de Esportes.
O prefeito Luis Henrique Pereira não escondeu a satisfação de estar convivendo diretamente com a emoção e o sentimento do Tradicionalismo. Em suas manifestações deixou claro que sempre admirou o Movimento, mas que ainda não se sente no direito de colocar a pilcha. “O cargo que ocupo, talvez, até exija minha participação devidamente pilchado durante os Festejos Farroupilha, entretanto, não me sinto com este direito, pelo menos neste primeiro ano. Estar participando, principalmente, dos bastidores e preparativos, está sendo um aprendizado de vida para mim. A dedicação e a entrega de cada homem e mulher e dos jovens que fazem parte das entidades tradicionalistas ou dos próprios voluntários que se identificam com o movimento, é um exemplo e pode aplicado em qualquer outra atividade”, declarou o prefeito.
  Após o encerramento das comemorações da Independência do Brasil, no dia 7 de Setembro, imediatamente, a rua Dr Monteiro foi tomada pelos Cavaleiros que conduziram a Chama Crioula até o Monumento do MTG.

No local, o vice-coordenador e diretor de eventos da 21ª Região Tradicionalista, Claudiomar Pinto de Oliveira, apresentou o protocolo que comandou a distribuição (expansão) da Centelha da Chama Crioula para os demais municípios integrantes da 21ª RT.
O cerimonial contou com a presença dos prefeitos de Pedro Osório, Cesar Britto ‘Cebinho’, de Cerrito, Flavio Vieira de Vieira, de Canguçu, Gerson Nunes, de Pinheiro Machado, José Felipe da Feira, e representantes das demais prefeituras dos municípios presentes; Patrões e Prendas de várias Entidades Tradicionalistas da região; o coordenador da 21ª RT, Jackson Pereira e integrantes da 26ª RT. Além de autoridades locais, tradicionalistas e populares. 
À Espera da Chama delegações montaram acampamento no Gitão e no Sindicato
No final da tarde do dia 6 de setembro, o Parque Guilhermino Dutra (Sindicato Rural) e o Ginásio Municipal de Esportes Gita começaram a receber as delegações visitantes. Os municípios de Pelotas, Pedro Osório, Cerrito, Pedras Altas, Canguçu e Pinheiro Machado, montaram acampamento nestes dois locais.
Ampla infra-estrutura foi disponibilizada às delegações que pernoitaram em Arroio Grande. Além do churrasco e da culinária gaúcha, não faltaram boa música, trovas, fandangos improvisados, entre outras atividades que mostraram que o movimento Tradicionalista está mais forte do que nunca e o seu futuro garantido, porque se viu uma grande legião de crianças e adolescentes identificados e conscientes em manter viva a história e a cultura do Povo Riograndense.  O tradicionalista Jadir Varzin coordenou o trabalho de organização e hospedagem das delegações.
Os demais municípios da 21ª RT vieram receber a Centelha da Chama no dia da distribuição, domingo à tarde, 8 de setembro.

Para reflexão:
“A valorização do jovem e da criança, possibilitando a sua consciência fraterna com adultos e idosos, tem favorecido a assimilação de um sentido mais consistente de vida, idealizado no companheirismo e na amizade, na compreensão e no dialogo, na convivência e no amor. Essa nova maneira de encarar o mundo mostra o jovem tradicionalista uma ótica diferenciada ante os problemas contemporâneos de violência, tóxicos e promiscuidade.”







Nenhum comentário:

Postar um comentário