Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

CADERNO ESPECIAL / PÁGINA 6

Arena lotada aplaudiu a gineteada


Cavaleiros mostraram domínio sobre o cavalo durante a competição


               A gineteada foi outro grande destaque dos eventos promovidos no Parque Farroupilha, na arena Dolival Costa. Centenas de pessoas foram prestigiar a acirrada disputa que envolveu somente competidores de Arroio Grande. Com uma Moto 0km para o primeiro lugar e prêmios em dinheiro até a quinta colocação.
               A gineteada é uma prova característica do estado. O objetivo é montar em um cavalo não domesticado e permanecer o máximo de tempo que conseguir. E o município tem muita tradição nas competições pelo estado e até fora do Rio Grande.

               O grande vencedor das gineteadas foi Naurélio Borba que levou de premiação uma moto patrocinada pelo Supermercado Cachoeirense, 2º lugar classificou-se Junior Rodrigues, 3º Fabiano Campelo, 4º Lindomar Machado e o 5º colocado foi Gilson Caetano.







Nos Ranchos, peões e prendas reviveram costumes, hábitos e a cultura do Distinto Povo Gaúcho

O tradicionalismo é um estado de consciência, que busca preservar as boas coisas do passado, sem conflitar com o progresso, através do cultuar, vivenciar e preservar o patrimônio sócio-cultural do povo gaúcho. É a sociedade que defende, preserva, cultua e divulga a tradição gaúcha, que congrega defensores dos costumes, dos hábitos, da cultura, dos valores do gaúcho.
E foi isso que se viu durante a Semana Farroupilha na área destinada aos ranchos, no Parque Farroupilha. Muita organização, respeito e harmonia entre peões e prendas que, independente da idade, prestaram sua homenagem a História Riograndense.
É importante que se destaque a preocupação da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas para que as coisas corressem dentro da normalidade durante o evento. Para tanto, foi promovida reunião com os representantes dos Piquetes e CTGs quando se definiu o cronograma das rondas e o cadastramento das entidades tradicionalistas envolvidas na Semana Farroupilha. Confira alguns registros:









Nenhum comentário:

Postar um comentário