Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

CADERNO ESPECIAL / PÁGINA 2

EDITORIAL
Compromisso realizado!


As grandes realizações são como os sonhos, precisam ser compartilhados para que se tornem possíveis. A Maior Festa dos Gaúchos promovida em Arroio Grande é fruto de uma semente plantada lá no início do ano, quando se começou a pensar nas viabilidades econômicas e de logística para que o município pudesse oferecer as condições necessárias para realizar a sua Semana Farroupilha.
O advento da distribuição da Chama Crioula à 21ª Região Tradicionalista em Arroio Grande era mais uma atribuição que necessitava de mobilização ainda maior, afinal de contas, estaríamos recebendo Gaúchos e Gaúchas de outras Querências e a hospitaleira Cidade Simpatia precisava se preparar à altura para recepcionar seus visitantes.
Semanas se passaram... Reuniões, troca de ideias, sugestões e uma certeza: seria necessário muita criatividade, trabalho e soma de esforços do Poder Público, das Entidades Tradicionalistas e da iniciativa privada. Esse seria o caminho para que o sonho fosse realiado, já que não havia verba à disposição dos organizadores para cobrir os custos desde o deslocamento para busca da Chama, para infraestrutura às delegações que se hospedaram aqui e o necessário investimento para viabilizar o Parque Farroupilha e toda sua programação.
 O Executivo Municipal de Arroio Grande deu exemplo de responsabilidade com o dinheiro público. Nunca escondeu a situação financeira em que se encontra não podendo contrair gastos extras, mas o prefeito em nenhum momento cogitou a hipótese de não realizar a Semana Farroupilha. E sem nenhuma experiência no Movimento Tradicionalista, Luis Henrique Pereira, teve a humildade de declarar à imprensa, tão logo acabou a primeira reunião no CTG Tropeiros da Querência, com o MTG e entidades tradicionalistas, que a “Semana Farroupilha será promovida porque quem estará à frente das ações são os conhecedores da causa, os Tradicionalistas e a prefeitura dará todo o respaldo de infraestrutura necessário”.
Uma grande parceria foi consolidada e a Terra de Mauá manteve a tradição de realizar a Semana Farroupilha.
Fala-se muito em lealdade. O sentido deste valor na política riograndense é absoluto. Lealdade é não trair compromissos. É não decepcionar. É não frustrar os que depositam fé em nosso trabalho. É fazer o que foi prometido. É estar junto sempre e dar oportunidade para que o objetivo maior seja alcançado, independente de quem o faça desde que atinja o bem comum.

E este trabalho jornalístico, além de registrar a força do Nosso Tradicionalismo e toda a sua importância, será, também, uma forma de agradecimento a todas as entidades, empresas, colaboradores e comunidade em geral que contribuíram para que a Semana Farroupilha, com a distribuição da Chama Crioula, Acampamento Farroupilha, Desfile do Dia 20 de Setembro e Rodeio do CTG Tropeiros da Querência, pudesse ter alcançado total êxito.  


Uma Festa Tradicionalista marcada pela integração

O que se viu durante os preparativos e durante a Semana Farroupilha foram pessoas preocupadas com o objetivo maior: a organização do evento. Inúmeras reuniões discutiram quais seriam as iniciativas e ações que permitiriam ao município promover a maior Festa dos Gaúchos, sem dispor de recursos públicos, diante da realidade econômica em que se encontra.
A iniciativa do Executivo Municipal em buscar parcerias, inicialmente, junto às entidades tradicionalistas e, posterior, o apoio da iniciativa privada para a cobertura dos gastos, foi louvável e fundamental para que Arroio Grande realizasse de forma tão magnífica a sua Semana Farroupilha.
Mas, antes, é preciso que voltemos um pouco no tempo para entender melhor o quanto a união de forças se faz necessário quando todos têm o mesmo objetivo.  
O trabalho de mobilização para a Semana Farroupilha de 2013 em Arroio Grande começou no mês de abril quando se reuniram no CTG Tropeiros da Querência integrantes do MTG, Prefeitura e Tradicionalistas locais. Sob coordenação de Afonso Reys, tiveram início as primeiras tratativas para a organização do recebimento e distribuição da Chama Crioula pelo município.
Todo o esforço valeu a pena! Assim resumiu-se o intensivo trabalho deste grupo de pessoas que se integrou e não mediu esforços para que se buscasse a Chama Crioula na longínqua Santa Vitória do Palmar e se distribuísse aqui a Centelha aos demais municípios da 21ª Região Tradicionalista.
Os Patrões do CTG Tropeiros da Querência, Jandir Salaberry, e do Piquete Lanceiros de Mauá, Francisco Cortês, com o Presidente da Comissão da Busca da Chama Crioula, Afonso Reys Garcia, juntamente com o prefeito Luis Henrique Pereira, Deputado Catarina e os representantes do Legislativo Municipal vereadores Casca Silva e Nero Caetano, ostenta a Bandeira de Arroio Grande, na saída da Chama Crioula de Santa Vitória do Palmar.

Delegações de vários municípios aguardaram a chegada da Chama Crioula

A Chama Crioula em Arroio Grande chegou por volta das 13 horas de sábado, 7 de Setembro, na Sede Campeira do CTG Tropeiros da Querência, onde autoridades e lideranças tradicionalistas se manifestaram às rádios locais que cobriam o momento.
O presidente da Comissão responsável pela busca da Chama, Afonso Reys, destacou o companheirismo, que foi essencial para que a missão de conduzir a Chama Crioula fosse cumprida. Ele agradeceu o apoio de todo o grupo que se irmanou para que o município pudesse oferecer infraestrutura e condições de acolher as delegações dos municípios que montaram acampamento no Parque Guilhermino Dutra (Sindicato Rural) e no Ginásio Municipal de Esportes.
Após o encerramento das comemorações da Independência do Brasil, no dia 7 de Setembro, imediatamente, a rua Dr Monteiro foi tomada pelos Cavaleiros que conduziram a Chama Crioula até o Monumento do MTG.
No local, o vice-coordenador e diretor de eventos da 21ª Região Tradicionalista, Claudiomar Pinto de Oliveira, apresentou o protocolo que comandou a distribuição (expansão) da Centelha da Chama Crioula para os demais municípios integrantes da 21ª RT.
O cerimonial contou com a presença dos prefeitos de Pedro Osório, Cesar Britto ‘Cebinho’, de Cerrito, Flavio Vieira de Vieira, de Canguçu, Gerson Nunes, de Pinheiro Machado, José Felipe da Feira, e representantes das demais prefeituras dos municípios presentes; Patrões e Prendas de várias Entidades Tradicionalistas da região; o coordenador da 21ª RT, Jackson Pereira e integrantes da 26ª RT. Além de autoridades locais, tradicionalistas e populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário