Páginas

sexta-feira, 4 de julho de 2014

PROGRAMA MAIS MÉDICOS

Três profissionais estão atendendo nos bairros da cidade


-Supervisora regional do programa avalia o trabalho em Arroio Grande 

 

       
          O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
O impacto do programa Mais Médicos na assistência à população gaúcha foi apresentado nesta terça-feira (1º) pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, aos prefeitos e secretários municipais de saúde do RS, entre outros gestores, em seminário no Ritter Hotel, na Capital. O Estado conta hoje com 1.080 médicos do programa atuando em 369 municípios, que garantem atendimento nas unidades básicas de saúde para 3,7 milhões de gaúchos.
O secretário municipal de Saúde, Inácio Lima, participou do seminário onde apresentou informações sobre o início do programa em Arroio Grande. Aqui no município os médicos Robson, Sandra Milena e Richard Santiago estão atendendo nos bairros Promorar, São José, Branco Araújo Coca e Vidal. O trabalho é complementado com a participação da Drª Luciane nos bairros Silvina Gonçalves e São Gabriel. Além da equipe de enfermagem que acompanha os médicos, é disponibilizado para estas comunidades o atendimento da nutricionista, de segundas a quintas-feiras.
Esta semana a supervisora regional do Programa Mais Médicos, Drª Ângela Vitória, esteve acompanhando o trabalho dos profissionais que estão atuando em Arroio Grande. Foi a segunda visita da supervisora ao município.
Segundo ela, os médicos estão muito motivados e falam no desenvolvimento de um trabalho altamente qualificado, com muitos planos para as respectivas comunidades. Explicou que o objetivo da Estratégica da Saúde da Família e do Programa Mais Médicos é que se consiga cadastrar todas as pessoas que fazem parte das equipes de saúde. Que cada um dos médicos fique conhecendo o histórico de cada cidadão o que permitirá a continuidade do atendimento.
Acrescentou que em breve serão incorporados os Agentes Comunitários de Saúde nas equipes e isso facilitará o trabalho. Explicou que o Programa tem como meta traçada pelo Ministério da Saúde que cada médico deva ficar cuidando entre 2.500 a 4.000 habitantes, o que significa dizer que o Mais Médicos não fará cem por cento da cobertura no atendimento do município, mas estes três profissionais já mudaram a realidade do atendimento às comunidades.
A supervisora Ângela Vitória falou com otimismo a respeito da construção das três Unidades Básicas de Saúde (UBS) que vão oferecer toda a infraestrutura necessária para o complemento do Programa. E encerrou dizendo que a população aproveite este momento que vem para revolucionar a saúde pública municipal.

A implantação do Programa Mais Médicos se deu com a parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura Municipal válido pelo período de três anos, podendo ser renovável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário