Páginas

terça-feira, 9 de setembro de 2014

A PÁTRIA DE BOMBACHAS!

    Tradicionalistas, Entidades e o Poder Público Municipal integrados para mais uma grande festa

-Brigada Militar recebeu a Chama Crioula na segunda-feira


No final da tarde desta segunda-feira, 8, chegou em Arroio Grande a Cavalgada que buscou a Chama Crioula em Herval. O grupo de Cavalarianos com cerca de 150 integrantes, havia saído do município no dia 4 de setembro até a Sentinela da Fronteira, onde ficou acampado na Arena de Rodeios daquele município. O Coordenador da Cavalgada, Nero Caetano, bastante emocionado disse que foi uma experiência inesquecível e que o sucesso da cavalgada se deu pela integração dos tradicionalistas que deram um verdadeiro exemplo de ordem, responsabilidade e de amor ao Movimento Tradicionalista. 

A Centelha conduzida pelas entidades filiadas ao MTG e a Centelha conduzida pela Cavalgada Municipal se fundiram na Brigada Militar num cerimonial que contou com a presença de autoridades municipais e populares. Numa demonstração de que a Semana Farroupilha em Arroio Grande será, mais uma vez, um dos maiores eventos Tradicionalistas da Região.

        

O tema de 2014 é “Eu Sou do Sul”


Objetivo geral: Difundir e expandir a cultura gaúcha em geral e os aspectos regionais dessa mesma cultura.
- Valorizar os diferentes aspectos da formação da sociedade gaúcha e o legado das etnias formadoras;
-Destacar e fortalecer aspectos típicos regionais que se referem a hábitos e costumes, como a indumentária, a culinária, as crenças, a música, a dança, etc. - valorizar locais típicos, sítios históricos, belezas naturais, o clima, a pampa, a serra, ou seja, a diversidade natural do Rio Grande do Sul que caracteriza o estado como um cadinho nacional específico e único.
Justificativa:
A formação do povo gaucho, constitui-se em uma mescla de raças. Cada etnia formadora (índio, negro, branco europeu, mameluco brasileiro) traz consigo uma bagagem cultural de hábitos, usos e costumes que mesclados caracterizam quem é do sul. O Rio Grande do Sul tem como característica cultural o somatório de todas as etnias que contribuíram para a povoação do estado, e ainda, aspectos típicos que aqui nasceram e se cristalizaram, exatamente em função da convivência dessas etnias.. O gaucho se expressa de formas e maneiras típicas e isso identifica a sua origem. No entanto, cada região do estado apresenta aspectos que lhe dão um colorido próprio: a campanha, as fronteiras sul e oeste, o litoral, as missões, a serra, a região colonial. Cada uma dessas regiões e mesmo cada município terá oportunidade de mostrar tudo aquilo que faz com que tenha orgulho de dizer: EU SOU DO SUL! As características nativas. As belezas naturais. Os sítios históricos. O clima frio. O vento minuano. O céu azul. Tudo isso, e muito mais, será motivo para desenvolver uma infinidade de iniciativas nas escolas, nos CTGs, nos desfiles temáticos, de modo a que seja mostrado tudo aquilo que contribui para o nosso orgulho de ser do sul.

O tema proposto: EU SOU DO SUL, propõe que cada entidade, região ou município desenvolva o tema e elabore um roteiro próprio. Estamos apresentando uma proposta inédita. Até hoje, desde que o temário se tornou orientador da maioria das atividades no estado, durante os Festejos Farroupilhas, neste ano propomos que cada região ou cada município desenvolva o seu temário, sempre no sentido de mostrar que “SOMOS DO SUL” e isso nos faz únicos, especiais, diferentes. O tema proposto para este ano, proporcionará a cada núcleo institucional ou social, desenvolver o seu tema dando destaque para aquilo que é motivo local para o “orgulho de ser gaúcho”. Teremos, no ano de 2014, a oportunidade de reconhecer as mais variadas manifestações culturais e as diferentes formas de expressar o orgulho de dizer: EU SOU DO SUL!













Nenhum comentário:

Postar um comentário