Páginas

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

HOMENAGEM ESPECIAL À PÁTRIA

Exército, Brigada Militar e Colégio Tiradentes desfilaram na terça-feira
O segundo dia de desfiles em homenagem a Semana da Pátria contou com a participação especial do 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Jaguarão, da Banda Musical do 4º Batalhão de Polícia Militar de Pelotas e do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Pelotas. As apresentações foram prejudicadas pelo clima chuvoso que afastou o público. Mesmo assim, quem assistiu se emocionou.
Confira algumas imagens e os históricos correspondentes:




    

Histórico da Banda de Música do 4º Batalhão de Polícia Militar

A Banda de Música do 4º Batalhão de Polícia Militar, sediada na cidade de Pelotas-Rs, foi fundada oficialmente em 15 de Janeiro de l931, no comando do Tem Cel José Rodrigues Sobral, com a presença do Srº Cônsul da Itália, demais autoridades, representantes da Imprensa e alguns maestros consagrados. O programa musical foi admiravelmente executado causando a mais agradável impressão a todos os assistentes, que muito elogiosamente se manifestaram, cumprimentando o comando pela bela audição que assistiram.
A Banda de Música do 4º Batalhão era composta por alguns músicos fundadores e pioneiros. Relacionados abaixo: Vicenso Caldovino (maestro), Antonio Calcavéchia (Contra Mestre) e mais 25 músicos que formaram esta banda que atualmente esta com 81 anos, fazendo parte da Cultura Pelotense.
Dados Históricos
Primeiro Maestro da Banda do 4º BPM: Vicenso Caldovino.
Primeiro Ensaio Geral: Dezembro de l930.
Inauguração Oficial: l6 de Janeiro de l931.
Primeira Apresentação da Banda de Música: Praça Julio de Castilhos em 02 de Agosto de l931, Pelotas Rs.
Primeira Apresentação fora da Cidade: No município de São Lourenço do Sul em 26 de Agosto de l931.
Primeiro Arranjo Musical em Homenagem a um Oficial: Em 20 de Outubro de l931.
Primeira apresentação em escola: Escola Taquina
Profissional em 24 de Outubro de l931.
Primeira apresentação da Praça Cel Pedro Osório: Em 28 de Outubro de l931.
Primeira apresentação em Igreja: Em 24 de Novembro de l931 na catedral São Francisco de Paula, missa pela alma dos elementos que tombaram no último movimento Revolucionário que pertenciam ao 9º RI e 4º BPM.
Desde de 1931 a banda vem fazendo parte de eventos em nossa cidade, como Fenadoce, participou da gravação de Incidente em Antares, da rede globo, executou o hino nacional na partida de futebol entre Brasil X Alemanha em Porto alegre ano de 1994 e também esta convidada a realizar um concerto com a banda do Comando geral no centro de Porto Alegre que irá ocorrer em dezembro deste ano, também participou de homenagens na câmara de Vereadores, Prefeitura e há 11 anos é parceira no Projeto Ronda da Cidadania, projeto este do Poder Judiciário, também participa das formaturas militares, como também das formaturas do PROERD Programa de Resistência a Drogas e Violência que tem um papel fundamental hoje na formação de nossas crianças das escolas públicas.
A Banda do 4º Batalhão de Polícia Militar vem ao longo dos anos tendo uma importância muito grande tanto no brilhantismo de suas apresentações, bem como, nas atividades desenvolvidas pelos seus integrantes, onde através de seus conhecimentos musicais ajudam a várias pessoas que buscam o aprendizado orquestral. Tendo esta importância notória em relação aos diversos segmentos da sociedade pelotense e gaúcha. Sendo um elo indissolúvel entre a Brigada Militar e a Sociedade civil, a Banda do 4º Batalhão de Polícia Militar se faz presente em diversos eventos contribuindo para o fortalecimento, da cultura, da religião, da política e do civismo. Sempre enfrentando todas as eventualidades com fé, determinação, Humildade e Trabalho.


HISTÓRICO DO COLÉGIO TIRADENTES DA BRIGADA MILITAR DE PELOTAS

Em 25 Set 2008, através do decreto nr 45.912, o qual foi publicado no Diário Oficial nr 187, de 26 Set 2008, pagina 02, a Governadora do Estado do Rio Grande do Sul, Sra. Yeda Rorato Crusius no uso de suas atribuições, cria na Brigada Militar três unidades do Colégio Tiradentes com sedes respectivamente nos municípios de Santa Maria, Pelotas e Canoas.
 Após o Decreto de criação, o Comando Regional de Policia Ostensiva Sul, a época sob o Comando do CEL ODIOMAR LUIS BITENCOURT TEIXEIRA, começou a realizar reuniões com as principais lideranças locais, regionais e estaduais, na busca de um local para a instalação da escola. No dia 28 Jan  2010, através do Boletim Interno nr 019/CRPO SUL, foi nomeado pelo então Cmt do CRPO SUL Cel QOEM FRANCISCO ANTONIO MONDADORI VALLE, o Maj QOEM EDUARDO DOS SANTOS PERACHI, Cap QOEM PAULO RENATO SCHERDIEN, e o 1º Sgt QTPM-1 JOEL LEMOS DA SILVEIRA, para sobre a presidência do primeiro comporem a Comissão de Instalação do Colégio Tiradentes da Brigada militar de Pelotas.Coube aos referidos , apartir daquela data, organizar todas as tratativas atinentes a estruturação, instalação e credenciamento do referido liceu militar na cidade de Pelotas.
No dia 16 de Junho de 2010, o TC JULIO CESAR SCWANTZ, a época respondendo pelo Comando do CRPO SUL ,assinou o Oficio Nº 489/SSRH/2010, que formalizou o pedido de cessão de uso do prédio em que hoje estamos instalados, a Secretaria Estadual de Educação.
Em 27 Jul 2010, foi publicado no BG nr 141 a Portaria de nº 430/EMBM/2010, do Sr Comandante geral da Brigada Militar, a época CEL JOÃO CARLOS TRINDADE LOPES, a qual instala a Unidade do Colégio Tiradentes da Brigada Militar (CTBM) na cidade de Pelotas. 
Em 04 Ago 2010, fica aprovado o Quadro de Organização do CTBM Pelotas, em decorrência da publicação da Lei nr 13.479/10, no DOE nr 122 de 30 Jun 2010, sendo então criada 01 vaga de Major QOEM, 01 vaga de Capitão QOEM, 01 vaga de Tenente QTPM, 03 vagas de 1º Sargento QPM-1, 03 vagas de 2º Sgt QPM-1, 06 vagas de Soldado QPM-1, 01 vaga de 2º Sargento QPM-2 e 01 vaga de Soldado QPM-2.
Finalmente através do BMO nº 062, publicado em 20 Ago 2010, ocorre à transferência dos seguintes oficiais: Maj QOEM EDUARDO DOS SANTOS PERACHI, Cap QOEM PAULO RENATO SCHERDIEN, e Ten GIOVANI NORNBERG, e em 26 Ago 2010, através do BMP nº 064-SMov-DA/10, ocorre a transferência dos seguintes praças:  1º Sgt QTPM-1 JOEL LEMOS DA SILVEIRA,  1º Sgt QTPM-1 SIMONE SOARES DE CAMPOS,  2º Sgt QPM-1 ROBERT DE OLIVEIRA LOPES,  Sd QPM-1 MARCIA ELIZA FUNARI ADAMI,  Sd QPM-1 ANDERSON CLEITON DE AVILA BORGES,  Sd QPM-1 ANDRÉ LUIS DO AMARAL ALVES,  e Sd MILENA GULARTE COSTA ULGUIM,.
Na data de 26 Agosto de 2010, o Maj PERACHI e o Cap SCHERDIEN apresentaram-se no Departamento de Ensino da Brigada Militar, para o Cel QOEM SÉRGIO PASTL, sendo designados para as funções de Comandante e Subcomandante respectivamente. No mesmo dia o Maj PERACHI instalou o CTBM Pelotas na Avenida Duque de Caxias nº 546, bairro Fragata, considerado, devido ao seu potencial, o bairro cidade.
Após uma longa trajetória da documentação, em 22 de Dezembro de 2010, foi autorizado o funcionamento do liceu, conforme Parecer nº 806/2010 - Processo SE nº 73.771/19.00/10.1 - Credencia o Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Pelotas, em Pelotas, para a oferta de ensino médio. Aprova o Regimento Escolar. Autoriza o funcionamento desse curso nesse Colégio.
Em 27 de Dezembro de 2010, através do EDITAL Nº 109/DE/2010 – Foi aberto o Processo Seletivo de Admissão e Classificação para ingresso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Pelotas para o ano letivo de 2011, onde foram ofertadas sessenta vagas,das quais 40 (quarenta) vagas destinadas à comunidade em geral e  20 (vinte) vagas destinadas aos filhos ou dependentes de policial militar com a guarda ou tutela judicialmente constituída.
No dia 14 de Fevereiro de 2011 os candidatos realizaram a ultima etapa do certame, classificando-se em primeiro lugar o Aluno JACKSON GABRIEL MORAIS BECKER.
Finalmente às 14 horas do dia 21 de Fevereiro de 2011, apresentaram-se os sessenta alunos aprovados no processo seletivo, os quais de imediato iniciaram o treinamento e o conhecimento das e atividades de rotina diária, monitorados por seis alunos do CTBM de Porto Alegre, e supervisionados pelo Comando da Unidade e seu corpo técnico.
No ano de 2013, formou-se a primeira turma de alunos do Colégio Tiradentes de Pelotas.
A referida turma constou de 28 alunos concluintes, sendo que destes até o presente momento, já ingressaram na Universidade 26 alunos, através do ENEM (SISU-UFPel e FURG e PROUNi-UCPel e Anhanguera) e do PAVE-UFPel.
Importante salientar que desse total de alunos ingressantes, nenhum está em Universidade particular, pagando seus cursos na integralidade, pois todos ou estão em Universidade Públicas, com ingresso pelo ENEM ou pelo PAVE, ou estão na Universidade Privada com bolsa do PROUNI de 50 e 100%, de acordo com suas rendas familiares. E que os dois alunos restantes, que ainda não ingressaram não o fizeram, pois somente tem interesse em cursar medicina, onde existe uma concorrência muito maior.
Somente pelo PAVE (vestibular seriado-UFPel), houve um ingresso de 40% dos alunos, da turma. Outro dado relevante é que a grande maioria dos alunos garantiu mais de uma vaga, podendo optar por aquela que lhe mais interessou.

CURSOS ONDE HOUVE INGRESSO-
1-ADMINISTRAÇÃO
2-ARQUITETURA E URBANISMO
3-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
4-DIREITO
5-EDUCAÇÃO FÍSICA
6-ENFERMAGEM
7-ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
8-ENGENHARIA ELÉTRICA
9-ENGENHARIA ELETRÔNICA
10-ENGENHARIA  MECÂNICA
11-ENGENHARIA  QUÍMICA
12-ENGENHARIA  PETRÓLEO
13-JORNALISMO
14-LETRAS
15-MATEMÁTICA
16-MEDICINA
17-MEDICINA VETERINÁRIA
18-ODONTOLOGIA
19-PROCESSOS GERENCIAIS
20-PUBLICIDADE E PROPAGANDA
21-RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 

SÍNTESE HISTÓRICA DO 12º R C MEC

 
Em 6 de janeiro de 1943, como repercussão da segunda guerra mundial no Brasil, o presidente da república, por meio do decreto-lei nº 5.171, criou o 2º Regimento de Auto Metralhadoras de Cavalaria, com sede em Uruguaiana-RS e organizado em Deodoro, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, pela escola de motomecanização, precursora da atual escola de material bélico.
Logo passou a denominar-se 2º Regimento Motomecanizado, sendo a primeira unidade da cavalaria brasileira dotada de carros de combate. Em 3 de janeiro de 1944, o 1º Esquadrão de Reconhecimento do Regimento passou a integrar a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária, que seguiu para os campos de batalha italianos.

Em 2 de junho de 1944, o Regimento foi transferido para a cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, aí chegando no dia 19 de julho, e instalando-se no matadouro modelo, no bairro da serraria.

Sua atual denominação, 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado, remonta a 24 de julho de 1972, data em que também passou à subordinação da 6ª Divisão de Exército, divisão Voluntários da Pátria.

Em 7 de junho de 1976, o 12º RC Mec recebeu a denominação histórica de “Regimento Marechal José Pessôa”.

Em 29 de agosto de 1986, o 12º RC Mec foi transferido para Jaguarão, Rio Grande do Sul, aí iniciando suas atividades em 1º de janeiro de 1989.

Atualmente, o 12º R C Mec é a mais meridional das Organizações Militares do Exército Brasileiro. É organizado, equipado e instruído para cumprir as missões clássicas de reconhecimento, segurança e combate da cavalaria. Além de cooperar com o desenvolvimento nacional, por meio de ações subsidiárias, cumpre missões de garantia da lei e da ordem e esta apto, ainda, a participar de missões de paz, sob a égide de organismos internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário